Programas do Governo garantem o acesso à escola

‘Ônibus Escolar’ e ‘Pedalando e Aprendendo’ levam estudantes até as salas de aula

ter, 19/01/2010 - 14h39 | Do Portal do Governo

De nada adianta investir na construção de escolas e centros de ensino se os alunos não conseguirem chegar até eles. Por isso, o Governo de São Paulo, além desses investimentos, faz ainda mais. Preocupado com que os estudantes frequentem as aulas, além dos ônibus escolares, o governador José Serra, por meio do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (Fussesp), criou o programa “Pedalando e Aprendendo” que dá bicicletas a alunos que morem a até dois quilômetros do colégio.

O projeto tem como público alvo os estudantes que moram em municípios com até 5 mil habitantes e que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para participar, os alunos devem ter entre 11 e 14 anos de idade e estar matriculados em escolas estaduais, com frequência superior a 80% e bom rendimento curricular.

Além disso, o programa também oferece curso profissionalizante para estudantes do Ensino Médio. Em um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), estudantes com mais de 16 anos aprendem a montar e fazer manutenção de bicicletas. Os participantes têm acesso a conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. Cerca de 300 alunos já se formaram.

Ônibus Escolar

E para quem mora ainda mais longe, o programa “Ônibus Escolar” ajuda a manter os alunos em dia com os estudos em sala de aula. Dos 645 municípios paulistas, 593 já fizeram sua inscrição para participar do projeto. Os demais têm até fevereiro deste ano para aderir ao convênio.

O “Ônibus Escolar” entrega veículos aos municípios do Estado em regime de comodato, com a possibilidade de doação ao final de cada prazo. Somente, nesta segunda, 18, o governador José Serra esteve na região de Presidente Prudente entregando mais 54 ônibus.

Os ônibus têm capacidade para transportar 31 alunos sentados e cada veículo custa em torno de R$ 145 mil. Os veículos possuem ainda adaptações para transporte de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida, como, por exemplo, a porta com vão livre de 65 centímetros de acesso – largura suficiente para passagem de uma cadeira de rodas aberta. É dotado ainda de quatro assentos preferenciais reservados para esses estudantes, além de local adequado para acomodação segura de cadeira de rodas dobrável, com cinto de fixação.

Com um investimento de R$ 94 milhões, o programa prevê a cessão de 645 veículos para todos os municípios. Cada cidade conveniada com a Secretaria da Educação terá direito a um veículo, que deverá ser utilizado no transporte de estudantes de escolas estaduais e municipais. “O Programa Ônibus Escolar beneficiará muitos alunos em todo o Estado. Esse investimento demonstra a preocupação do Governo para que todos os estudantes tenham condições de acesso às escolas”, disse o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Da Secretaria da Educação e do Portal do Governo do Estado