Programas do Governo do Estado promovem oportunidades no mercado de trabalho

Iniciativas servem de amparo aos cidadãos paulistas, que ainda buscam uma colocação profissional

qua, 01/05/2013 - 10h52 | Do Portal do Governo

Na quarta-feira, 1º de maio, comemorou-se o Dia Mundial do Trabalho. A data também é significativa para o Governo do Estado, que mantém diversos programas idealizados para aproximar o cidadão de novas oportunidades no mercado de trabalho, fomentando a geração de renda.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Programas como Frente de Trabalho, Time do Emprego, Via Rápida Emprego, Emprega São Paulo e as Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo servem de amparo aos cidadãos paulistas que ainda buscam uma colocação profissional.

Para o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, é importante ressaltar a luta, a determinação e o esforço dos trabalhadores paulistas. “Devemos lembrar que as lutas para assegurar os direitos dos trabalhadores não podem parar. É importante que se estabeleça definitivamente a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Por isso, parabenizo todos os trabalhadores do Estado e do Brasil por esse dia merecido e especial”, disse o secretário.

Conheça um pouco mais sobre os programas gerenciados pelo Governo paulista em todo o Estado.

Frente de Trabalho

Criado em 1999 e também conhecido como Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, o Frente de Trabalho proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. O programa promove atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. Mais de 450 mil pessoas foram beneficiadas pela Frente de Trabalho.

Time do Emprego

O Time do Emprego, desenvolvido em 2001 pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo foi criado para orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. São doze encontros semanais, com grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados, com idade maior ou igual a 16 anos. Mais de 25,6 mil pessoas já passaram pelo programa em todo o Estado, e 11,8 mil conseguiram recolocação no mercado de trabalho.

Via Rápida Emprego

Programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Via Rápida Emprego oferece mais de 150 modalidades de cursos básicos de qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. 80 mil pessoas já foram capacitadas pelo programa, em 491 municípios atendidos.

Emprega São Paulo

O Emprega São Paulo é o sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra do Governo do Estado. Ele agiliza o encontro entre quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho e empregadores de diversos setores que precisam contratar. Implantado em agosto de 2008, o programa recolocou no mercado de trabalho mais de 700 mil trabalhadores. Seu sistema conta com um banco de 3,5 milhões de currículos cadastrados.

Escola de Qualificação Profissional do Fussesp

Nas Escolas de Qualificação Profissional do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo são organizados cursos de capacitação profissional com duração de dois meses, destinados a homens e mulheres, maiores de 18 anos, preferencialmente desempregados. Os alunos recebem uniforme, material didático, alimentação e auxílio-transporte. Para aqueles que não contam com nenhum benefício social do governo, é oferecida uma bolsa auxílio no valor de R$ 210.

Entre os cursos oferecidos estão a Padaria Artesanal, especializado na confecção de pães, a Escola de Moda, que oferece os cursos de Corte e Costura e Modelagem, a Escola de Beleza, que promove formações nas áreas de Manicure e Pedicure, Maquiador, Depilador, Design de Sobrancelhas, Assistente de Cabeleireiro e ainda a Escola de Construção Civil, que oferece os cursos de Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Pedreiro.

Do Portal do Governo do Estado