Programas do Estado atendem mais de 1.200 atletas

Governo paulista lançou nesta sexta-feira, 29, o Jovem Atleta e ampliou vagas no Centro de Excelência e Viva Melhor na Terceira Idade

sex, 29/02/2008 - 15h12 | Do Portal do Governo

Jovens que pretendem seguir carreira no esporte terão mais oportunidade de realizar o sonho. Nesta sexta-feira, 29, o governador José Serra lançou o programa Jovem Atleta e ampliou o número de vagas do Centro de Excelência, ambos voltados à formação e revelação de atletas com até 18 anos de idade.  O governador também ampliou o programa Viva Melhor na Terceira Idade, que oferece vagas em atividades esportivas para pessoas com idade a partir de 50 anos no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Ginásio do Ibirapuera, na capital. 

“Para o jovem, o esporte melhora a sociabilidade, a integração e a autoconfiança. Já para a Terceira Idade, significa lazer, convivência e, principalmente, mais saúde”, afirmou o governador na solenidade de lançamento dos programas.

Celeiro de talentos

O Centro de Excelência é uma ampliação do Projeto Futuro, que existe há cerca de 24 anos e já revelou atletas como Aurélio Miguel (judô), Tiago Camilo (judô), Maurren Maggi (atletismo) e Jardel Gregório (atletismo).

O programa oferece todas as condições para a formação dos atletas, com idade entre 14 e 18 anos, que se destacam nas modalidades de judô, atletismo, basquete (feminino e masculino), vôlei (feminino e masculino) e natação, o que inclui alojamento, alimentação e ensino formal.

No ano passado, o Centro de Excelência atendeu 150 atletas. Este ano, passa a oferecer 600 vagas. São 300 vagas na capital, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, e outras 300 no interior, nos municípios de Presidente Prudente, Marília, Bragança Paulista, Rio Claro, Piracicaba e Bauru. Os núcleos do interior ficarão sediados em unidades da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo).

“Como a experiência na capital foi bem sucedida, estamos levando esse modelo para o interior. A descentralização visa reduzir as dificuldades de adaptação que o atleta do interior enfrenta quando vem para a capital”, afirmou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva.

João Paulo de Oliveira Rosa, de 18 anos, é um dos jovens atendidos pelo Centro de Excelência. Ele veio de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, há dois anos, para integrar o programa paulista na capital. João Paulo mora no alojamento do programa, no Vaz Guimarães, freqüenta as aulas do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Oswaldo Aranha, no bairro do Brooklin, e recebe todo apoio para seu desenvolvimento no esporte.  “O projeto tem os melhores técnicos do país. Ganhei experiência e participo de campeonatos de alto nível. Meu objetivo é chegar às olimpíadas”, afirma o jovem que foi campeão estadual de atletismo no ano passado e 4º colocado no campeonato brasileiro, categoria juvenil.

Jovem Atleta

O programa Jovem Atleta, lançado nesta sexta-feira, coloca à disposição de atletas de equipes a mesma estrutura para treinamento e desenvolvimento que recebem os atletas individuais do Centro de Excelência. “Esses, porém, não ficam alojados. Eles moram na capital e usam o Constâncio Vaz Guimarães para o treinamento”, explicou Claury Alves da Silva.

De acordo com o diretor do Conjunto Desportivo, Eduardo Anastasi, o Jovem Atleta oferece 280 vagas nas modalidades de vôlei, basquete e futebol de campo. “Para se ter uma idéia, as 80 vagas que oferecemos para o vôlei foram disputadas por 700 inscritos. Isso mostra a importância destes projetos”, afirmou.

Anastasi informou ainda que o Governo paulista estuda a ampliação do programa para as modalidades de tênis, esgrima e boxe, elevando para 680 o número de vagas oferecidas.

Viver Melhor

O programa Viver Melhor na Terceira Idade oferece oportunidade de prática esportiva no Constâncio Vaz Guimarães às pessoas com idade a partir de 50 anos. São oferecidas 320 vagas em natação, ioga, alongamento, tai chi chuan, ginástica, teatro, hidroginástica, jogos de mesa, dança e coral. O diretor do Conjunto Desportivo destacou que em um mês as vagas foram todas preenchidas.

Cíntia Cury

(I.P.)