Programas de inclusão digital democratizam uso da internet

Acessa SP e Acessa Escola têm mais de 1,8 milhão de usuários cadastrados

qua, 12/08/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 17 de agosto às 16h10

Os programas de inclusão digital do governo paulista atingiram a marca de 41,4 milhões de atendimentos aos cidadãos. A maior parte é representada pelo Acessa SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, que em oito anos de existência registrou um total de 39.427.444 de acessos.

O Acessa Escola já supera 2 milhões de atendimentos em um ano de funcionamento – a primeira unidade foi instalada em agosto de 2008, em trabalho conjunto das secretarias de Gestão e Educação. Da mesma forma que o Acessa SP trabalha com a sociedade, o objetivo do Acessa Escola é promover a inclusão social e digital de alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual.

O atendimento nos dois programas segue o mesmo regulamento. Para usar livremente a internet nas unidades, é necessário preencher um cadastro e retirar a senha que dá direito ao acesso nos computadores em um intervalo de 30 minutos. O uso é ilimitado. Se ao término do período não houver fila de espera, o usuário poderá continuar utilizando o serviço. Do contrário, basta apanhar uma nova senha e aguardar sua vez.

Plano de Expansão

A cobertura dos programas de inclusão digital do Estado está sendo ampliada. Até o final de 2010, a meta é levar o Acessa SP para todos os municípios paulistas interessados. Desde o início do Plano, em 2007, o Acessa SP entregou 152 novas unidades. No total, são 499 postos distribuídos em 440 cidades.

Com salas distribuídas em 555 escolas da Capital e Grande São Paulo, o Acessa Escola será ampliado no interior do Estado e vai atender a 2.224 escolas de ensino médio, em 610 municípios. O Plano de Expansão prevê que até o final de 2010, todas as escolas de ensino médio regular da rede estadual de ensino tenham um posto do programa de inclusão digital.

Juntos, o Acessa SP e Acessa Escola dispõem de 1.054 postos distribuídos em todo o Estado. São mais de 1,8 milhão de usuários cadastrados e 6,5 mil agentes de inclusão digital capacitados para orientá-los durante o acesso nas unidades.

Redes Sociais

Os programas de inclusão digital caminham junto com a iniciativa da Secretaria de Gestão Pública de ampliar o uso das redes sociais no Governo Paulista. A intenção é utilizar estas ferramentas para facilitar o acesso aos serviços públicos prestados ao cidadão.

O Acessa SP e Acessa Escola mantém na web um ambiente de interatividade com o cidadão a partir do uso das ferramentas como o Orkut, Twitter, Flickr e Youtube. Monitores e usuários divulgam nestes perfis as experiências vivenciadas nas unidades dos programas com postagens de textos, fotos e vídeos.

Redes sociais dos programas de inclusão digital do Governo SP

Flickrhttp://www.flickr.com/photos/acessasphttp://www.flickr.com/photos/acessaescola
Youtubehttp://www.youtube.com/user/acessasphttp://www.youtube.com/acessaescola
Orkut – Ver comunidades
Twitterhttp://twitter.com/acessasp e http://twitter.com/acessaescola

Da Secretaria de Gestão Pública