Programas de Educação impulsionam IDH de São Paulo

Estado tem o melhor índice do Brasil, segundo Atlas do Desenvolvimento Humano

qua, 27/11/2013 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo é o que mais investe em programas de educação, o que impulsionou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, que ficou em primeiro lugar entre os estados brasileiros, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O estudo realizado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fundação João Pinheiro analisa indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com base nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

LEIA TAMBÉM
SP está ampliando números de escolas em tempo integral
Creche Escola garante acesso à Educação Infantil

O Atlas classificou São Paulo com 0,783 (a escala vai de 0 – pior – a 1 – melhor), sendo que na avaliação de educação, por exemplo, o Estado atingiu índice de escolaridade de 62,91% para pessoas com mais de 18 anos com Ensino Fundamental completo.

Está alta no índice se dá devido ao Governo do Estado manter programas educacionais que impactam positivamente na boa colocação dos municípios paulistas no ranking de IDH. Programas como Educação Compromisso de São Paulo, Ler e Escrever e Creche Escola estão entre os que mais recebem recursos do Estado, tornando a educação paulista uma das melhores do mundo até 2030.

Do Portal do Governo do Estado