Programação do Memorial inclui exposições e shows gratuitos

A agenda cultural está disponível em www.memorial.sp.gov.br

qui, 08/01/2009 - 8h02 | Do Portal do Governo

Quem visitar o Memorial da América Latina neste mês poderá apreciar as exposições “Cenas Sacras”, com santos e objetos sacros da religiosidade popular latino-americana, em cartaz no Espaço de Exposições Temporárias do Pavilhão da Criatividade, e “Entre Oceanos – 100 Anos de Aproximação entre Japão e Brasil”, com 29 artistas contemporâneos, entre brasileiros, japoneses e nisseis, esta última na Galeria Marta Traba.

Além disso, vale um passeio pelo conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer e uma visita ao acervo permanente do Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana, assim como ao acervo da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e aos enormes painéis expostos no Salão de Atos, feitos por Portinari, Poty e Carybé.

Já no Portão 1, está a obra Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil, criada por Maria Bonomi. São painéis e tótens de argila, bronze e alumínio que representam personagens, moradias, instrumentos, utensílios, armas, símbolos rituais, padrões, vestimentas em alto e baixo relevo contam a história dos índios, da pré-história até hoje. Espelhos laterais e iluminação cênica fazem o visitante interagir com a obra.

E, no final do mês, o Memorial comemora o aniversário da cidade de São Paulo com shows gratuitos. No dia 24, recebe a Corporação Musical Operária da Lapa, com participação especial da cantora Yara Marques. No dia 25, quando a cidade comemora seus 455 anos, será a vez do Quinteto Preto e Branco, com participações de Dona Inah e Tobias da Vai-Vai.

Serviço

Memorial da América Latina
De terça a domingo, das 9h às 18h.
Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô
Entrada franca.
Telefone: (11) 3823-4600
Visite o nosso site: www.memorial.sp.gov.br

Do Memorial da América Latina