Programação cultural do Metrô destaca meio ambiente e futebol

Todas as 18 estações do Metrô oferecem opções de diversão e arte

ter, 08/06/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

Em junho, o meio ambiente é tema de exposições em diversas estações do Metrô. Em uma delas, em particular, a Companhia teve participação especial nas obras dos alunos do Colégio Estadual José Escobar. Na mostra “Metrô em Ação Verde na Escola”, o Metrô doou papéis reciclados de bilhetes fragmentados, que resultaram nos desenhos que serão expostos na Estação Clínicas.

Outros desenhos fazem parte da mostra “Árvores da Amazônia”, do artista Levi Ciobotariu, em cartaz na Estação Vila Madalena, que retratam o contato do artista com a riqueza de formas, cores e da flora do local. A técnica do graffiti também foi usada para a conscientização da preservação do meio ambiente por intermédio da arte. É possível conferir na Estação República a exposição “Somos os Únicos Anjos do Mundo”, do artista Gustavo Ferreira.

Copa do Mundo de Futebol

A partir do dia 10 de junho, mês de início da Copa do Mundo, a programação cultural nas estações do Metrô trará várias exposições sobre o tema para os apaixonados por futebol. Na exposição “Futebol Cabeça”, do artista Toni D´Agostinho, serão exibidas várias caricaturas coloridas de celebridades que pensaram a arte do esporte e colaboraram para o acúmulo de conhecimento sobre o assunto e para sua identidade nacional. Nos dias 10, das 20 às 22 horas, e 16, das 15 às 17 horas, o visitante ainda poderá ganhar uma caricatura sua feita pelo artista.

Na Estação da Luz, o cartunista Juarez Correa mostra a importância dos símbolos e mascotes adotados por clubes de futebol como uma forma de atrair sorte aos seus torcedores, além de criar um forte vínculo institucional com a agremiação.

“O Brasil do Futebol – Ídolos do Passado e de Hoje” é o título da exposição de Carlos Cardozo, que criou suas obras inspirado no movimento impressionista europeu, na Estação Sé. O artista procura fazer uma “reportagem” sobre o futebol ao mostrar os jogadores famosos em ação com a bola.

Cássio Manga apresenta uma visão bem humorada dessa paixão do brasileiro na mostra de suas charges e caricaturas, com personagens e fatos relacionados à Copa. A exposição “Tem Manga na Copa” acontece na Estação Brás.

A exposição “A História do Futebol Brasileiro”, com apresentação de fotografias e documentários, permanece em cartaz até 17 de junho na Estação Tatuapé e será transferida, no dia 20, para a Estação Paraíso. Trata de momentos marcantes do futebol brasileiro e da história da formação dos primeiros times, entre outros fatos importantes acerca do tema.

Projeto Encontros

Como acontece todos os meses no Projeto Encontros, os usuários também podem contar com várias opções de diversão e arte na Estação Santa Cecília, como teatro, oficinas literárias, saraus, aulas de dança, música, curtas metragem e um longa todo o último domingo do mês. A programação do Projeto Encontros e de todas as ações culturais em 18 Estações do Metrô marcadas para junho pode ser conferida em www.metro.sp.gov.br.

Do Metrô