Programa Viver no Parque tem atrações neste domingo no Parque da Juventude

Público poderá conferir o Recital do Duo Cancello & Sílvia Ricardino

sex, 02/03/2007 - 14h50 | Do Portal do Governo

O visitante do Parque da Juventude terá neste domingo, às 11 horas, a oportunidade de ouvir o recital de harpa e flauta com o Duo Marco Cancello & Sílvia Ricardino. Além de apreciar boa música, o interessado poderá preencher uma das duas mil vagas em oficinas de cultura e lazer. É tudo grátis.

As atividades integram o Programa Viver no Parque, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, iniciativa realizada em parceria com a Associação para Estudos do Ambiente. O programa procura oferecer aos jovens e moradores da região do Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Iniciado em dezembro de 2005, beneficiou mais de 60 mil pessoas.

A programação, com atrações para todas as idades, inclui oficinas como Contador de Histórias, Jardinagem, Recreação Circense, Dança (de salão, rua e urbana), Arte Sucata, Construindo o Lazer, Teatro de Fantoches, aulas abertas de capoeira, ioga e tai-chi-chuan As inscrições são feitas na hora.

Atração musical – Marco Antônio Cancello e Sílvia Ricardino tocaram juntos pela primeira vez em 1984, numa apresentação do grupo Nexus de música contemporânea, do qual Marco fazia parte. Sílvia acabara de chegar da França, onde estudou com Annie Challan. Desde então, o Duo Cancello & Sílvia Ricardino vem se dedicando a um trabalho cujo repertório inclui as mais variadas obras e épocas, com destaque para a música celta e brasileira.

Atrações infanto-juvenis

Capoeira: mistura de dança e luta nascida nas senzalas, a arte marcial serve de instrumento para o resgate cultural das raízes afro-brasileiras e exercício de cidadania.

Contador de Histórias: não são apenas as crianças que mergulham no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participam das atividades também podem se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos esta oficina trabalha a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: são oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Atrações paras todas as idades:

Vem Dançar: ensina várias modalidades, como dança de rua, urbana e de salão. A idéia é exercitar o corpo através dos movimentos, visando à desinibição e reforçando a autoconfiança e bem estar físico e mental.

Jardinagem: atividade trabalha questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, com incentivo à preservação ambiental e prática da cidadania.

Arte Sucata: o aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Aulas abertas

Tai-Chi-Chuan: por meio de movimentos circulares e respiratórios, a  atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Ioga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos participantes.

SERVIÇO

Parque da Juventude

Avenida Zaki Narchi, 1309

Santana (Metrô Carandiru)

São Paulo (SP)

Da Agência Imprensa Oficial