Programa Vivaleite beneficia 420 mil famílias por ano no Estado

Em fevereiro deste ano, iniciativa superou a marca de 2 bilhões de litros distribuídos às famílias desde a criação, em 1999

sex, 20/07/2018 - 19h18 | Do Portal do Governo

Criado pelo Governo do Estado em 1999, o Programa Vivaleite distribui anualmente 75 milhões de litros do produto enriquecido. A iniciativa beneficia, todos os anos, mais de 420 mil famílias no território paulista.

O item é destinado às famílias em extrema pobreza, contemplando idosos e crianças, em que, muitas vezes, o produto é o principal alimento. O Vivaleite também combate um dos maiores déficits nutricionais na infância: a anemia ferropriva.

Vale destacar que crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses participam da ação conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Na capital e Região Metropolitana de São Paulo, cidadãos acima de 60 anos também podem se cadastrar.

Distribuição

A prioridade é atender famílias com renda mensal de até um quarto de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Em fevereiro deste ano, o programa superou a marca de 2 bilhões de litros distribuídos.

A cadeia produtiva do leite no Estado desempenha um papel fundamental para a iniciativa, uma vez que os laticínios e produtores locais são responsáveis pela pasteurização. Em seguida, caminhões levam o produto para 1,5 mil entidades sociais da capital e Grande São Paulo. No caso dos municípios do interior, as prefeituras indicam os mais de 2 mil postos de armazenamento e distribuição.

Em todo o território paulista, são 322 mil crianças atendidas, das quais 105 mil na Região Metropolitana e 217 mil no interior. Em 2017, o orçamento do Vivaleite chegou a R$ 165 milhões.