Programa Viva Japão tem workshop sobre tambores japoneses

Cerca de 700 alunos da rede pública estadual assistem ao show/workshop sobre taiko

sex, 07/03/2008 - 16h31 | Do Portal do Governo

O programa Viva Japão, que promove o contato dos alunos da rede pública estadual com a cultura japonesa, está rendo retomado após o período de férias. Nesta sexta-feira, cerca de 700 estudantes das regiões norte e sul de São Paulo assistiram a um show/workshop sobre taiko, os tambores japoneses, no Sesc Santana, na zona norte da capital.

O Viva Japão integra o calendário de ações estaduais para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

Além de permitir a vivência com a cultura japonesa, o programa também sensibiliza alunos e educadores da rede para a importância de aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos. A iniciativa incentiva ainda a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo.

Na sala de aula, estudantes trabalham temas como cultura, tradições, história e língua japonesas. As contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho também são objetos de estudos.

Para as crianças do Ensino Fundamental, as atividades desenvolvidas incluem brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão.

Já para os jovens do Ensino Médio, o Viva Japão propõe o desenvolvimento de atividades em torno do tema “Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual”, envolvendo as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual.

Cíntia Cury