Programa Viva Japão é um dos mais visitados

O Programa que ocupou uma sala de exposição e um auditório do Palácio das Convenções e recebeu cerca de 25 mil pessoas

qua, 25/06/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

Durante as comemorações oficiais do centenário da imigração japonesa no Brasil, que se realizaram no Palácio das Convenções do Anhembi e Sambódromo, nos dias 20, 21 e 22 de junho, a Secretaria da Educação teve a oportunidade de mostrar ao público as realizações do Programa Viva Japão.

O Programa, que chamou a atenção do príncipe japonês e que o levou a se convidar para visitar uma das escolas da Rede de Ensino do Estado (EE Cidade de Hiroshima), ocupou uma sala de exposição e um auditório do Palácio das Convenções e recebeu cerca de 25 mil pessoas nesses três dias.

Houve  fila para entrar na sala devido à lotação. “Teve um momento que, ao sair da sala, nem eu mesma consegui retornar”, afirmou uma das voluntárias do PVJ.

Mas, a impressão de satisfação estampada nos rostos dos visitantes, impressionados pelos trabalhos realizados pelos alunos, principalmente porque quase 100% deles eram não descendentes, foi o fato marcante. E isso, tanto de visitantes nikkeis e não nikkeis! Sem contar que “…não acredito que sejam alunos de escola pública!”, foi também uma manifestação ouvida, algumas vezes, naquela sala.

O auditório cedido ao PVJ também foi ocupado de maneira bastante significativa. Na sexta-feira, 20, o Coral da Secretaria da Educação, que apresentou algumas músicas de seu repertório, ensaiadas todas as quintas-feiras, contemplou o público presente com uma música cantada em japonês.

No sábado e domingo, o PVJ apresentou trabalhos de coreografias e bandas de músicas, de alunos da Rede, vinculados à temática e, aproveitando o ensejo, realizou a entrega das premiações aos alunos participantes dos concursos de desenhos de Toyama (no Japão) e de uma parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e do concurso de crônicas apoiado pela Fundação Japão.

Para completar as atividades atreladas ao Programa Viva Japão, foram gravados emocionantes depoimentos de visitantes nikkeis e não nikkeis com afinidade à educação pública e à imigração japonesa no Brasil, que comporão o acervo do CRÊ Mário Covas, além de, logo mais, ficarem disponíveis também no respectivo site. A impressão final é a de que, além de um dos mais visitados, o espaço do PVJ, no Palácio das Convenções, foi também dos mais elogiados.      

Do Programa Viva Japão

C.C.