Programa Visão do Futuro dará mais de 3 mil óculos

Cerca de 3.200 alunos da rede pública de ensino serão beneficiados pela iniciativa

seg, 06/07/2009 - 20h30 | Do Portal do Governo

Em apenas duas semanas, saltou para 3.200 o número de crianças que irão ganhar óculos do programa Visão do Futuro. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e a Secretaria da Educação. Até o último dia 20, cerca de 1.800 alunos haviam sido beneficiados com a doação dos óculos.

O programa é pioneiro no Estado e ainda vai encaminhar outros 46 mil estudantes aos exames médicos ambulatoriais que acontecem todos os sábados, até o dia 15 de agosto, em grandes hospitais da cidade.  

A parceria capacitou 4.800 professores que realizaram nas salas de aulas a primeira etapa do programa. Por meio dos testes de acuidade visual, aplicados pelos próprios docentes, foi possível identificar os alunos com sintomas que denunciem algum problema de visão. Ao todo, 133 mil alunos entre 6 e 8 anos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental já foram avaliados.

Além da doação dos óculos, o programa cuidará também daqueles que tiverem problemas mais graves, com necessidade de cirurgia ou de até mesmo de um transplante.

“Problemas de visão podem atrapalhar o desenvolvimento da criança. Cuidar da saúde de nossos alunos é cuidar para que aprendam e absorvam ao máximo o conteúdo em sala de aula”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.  

Visão do Futuro

O programa Visão do Futuro também conta com a parceria de outras entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp e com a Secretaria da Saúde e as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social. Outro importante apoio vem da Associação das Consulesas (Aconsp) que doa os óculos para as crianças.

Além do diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados.