Programa visa colaborar na redução de acidentes com motos

Atendimentos a vítimas de ocorrências com motocicletas tiveram aumento de 14% no Hospital das Clínicas

seg, 16/04/2012 - 11h16 | Do Portal do Governo

Nos últimos cinco anos, o número de acidentados de moto atendidos no pronto-socorro do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas de São Paulo aumentou 14%. Alarmados com o dado, especialmente mortes e lesões cada vez mais complexas, profissionais do Instituto lançaram o Programa HC em Movimento, que visa colaborar na redução desse tipo de ocorrência.

Coordenado pelos médicos Júlia Greve e Marcelo Rosa de Rezende, o movimento tem como primeira ação a criação do blog HC em Movimento, que dá voz às vítimas, familiares e a todas as pessoas que acreditam poder contribuir para reduzir acidentes, mortes, dor, incapacidades de mobilização e mudança de comportamento.

Segundo a fisiatra Júlia Greve, a troca de informações dentro da comunidade virtual poderá ajudar na diminuição do sofrimento de vítimas e familiares e colaborar com a redução de acidentes. Mobilizados no sentido de levantar a bandeira deste quadro devastador relacionado aos acidentes de motocicleta, os médicos acreditam ser possível diminuir o número de acidentes com a participação de todos.

Para Júlia, mudar significa tirar o pé do acelerador, diminuir a velocidade, usar o veículo com responsabilidade e sabedoria, valorizar o transporte coletivo e preservar o espaço urbano para as pessoas. “As cidades são feitas para pessoas e não para veículos”, lembra a médica.

Aumento

Levantamento feito pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, revelou que, nos últimos cinco anos, o número de acidentados de moto atendidos no pronto-socorro do IOT aumentou 14%. Já o total de atendimentos a acidentados automobilísticos diminuiu 35% no mesmo período, segundo o estudo. Os motociclistas representam 44% dos pacientes vítimas de acidente de trânsito que dão entrada no PS da ortopedia.

Nos dias 19 e 20 de abril, o Hospital das Clínicas e o Departamento de Medicina Legal da FMUSP promovem um seminário sobre segurança e saúde no trânsito, que debaterá o álcool e outras drogas e sua relação com acidentes. As inscrições estão abertas. A programação está no site. Para acessar, clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado