Programa Viagem Literária estimula novos escritores

Além de incentivar a prática da leitura, projeto promove o contato entre autores e público

seg, 22/11/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O programa Viagem Literária, que promove uma verdadeira turnê de escritores renomados e jovens talentos pelo Estado, está prestes a completar três anos, com o fim de sua terceira edição. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008, o programa tem o objetivo de estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública de cada município, por meio do contato direto entre os escritores e o público. Em novembro, o programa é dedicado as oficinas de criação literária, finalizando o processo de estímulo e conhecimento de literatura.

Com o objetivo de alcançar públicos de todas as idades, o Viagem apresenta diversos aspectos do fazer literário, como a diversidade de gêneros, as influências sofridas pelos autores, as técnicas e de estilos da escrita. Outro resultado do programa é a descoberta de talentos e a revelação de novos escritores.

A estudante Aline Caires, 12 anos, de Itapuí, participou do programa e, no mês passado, publicou uma poesia no site Ópera Urbana. “Estou realizada e incentivada a  fazer mais e melhor. Vou aprimorar a técnica e pretendo publicar meus poemas”, diz Aline.

“Eu nunca tinha visto um autor pessoalmente e, ali, percebi que queria me tornar escritora”, comenta Fabíola Aparecida Vitório, de 16 anos, aluna da Escola Maria das Dores, de Eldorado. Fabíola ganhou um concurso em sua escola e publicou um de seus trabalhos no livro Antologia de Poesias, Contos e Crônicas – Encontro Pontual, lançado neste ano, especialmente para a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Outros exemplos são os jovens Amanda Viscunha, de 12 anos, e Lucas Ferreira, de 11 anos, também alunos da Escola Maria das Dores. “Conheci a vida dos autores e parecia fácil o jeito que eles escreviam. Agora penso em ser escritora”, explica Amanda.

Para a escritora Heloisa Prieto, o programa estimula novos Talentos. “O encontro faz com que o público entre em contato com seu talento e mostra que escrever é uma profissão. Além disso, acho importante a publicação de trabalhos escolares, para mostrar a necessidade da escrita correta como código de comunicação”.

Milton Hatoum encontrou adolescentes muito interessados em saber como se forma um autor. “São jovens sedentos pelo contato com a literatura. Muitos vieram me mostrar poesias e contos. Para orientá-los, fiz uma reflexão sobre linguagem, embasamento e experiência que são pontos essenciais para a literatura”, lembra o escritor, que participou do Viagem Literária em outubro, no módulo Leituras Escolhidas.

“Salientei (nos encontros) a importante função da Biblioteca Municipal e da leitura. Dei exemplos de livros e falei da vocação, da insistência em projetar o futuro em função dela. Era quando estimulava os adolescentes que queriam escrever, apontando os primeiros caminhos”, conta o paulista Lauro Cesar Muniz.

“Estou orgulhoso de que o programa Viagem Literária esteja dando frutos, e é muito gratificante perceber que o interior de São Paulo revela tantos talentos. A expectativa está sendo superada a cada edição”, conclui o Secretário do Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Histórico

Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses – agosto a novembro -, as bibliotecas receberam 160 atrações, com programações destinadas a um módulo diferente a cada mês. Em agosto o foco foi o público infantil, em setembro a programação dedicou-se ao bate-papo com escritores consagrados como Ruy Castro, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Ignácio de Loyola Brandão entre outros. Em outubro, foi a vez dos cronistas falarem sobre a arte de fazer crônicas a partir dos mais variados temas e assuntos do cotidiano. Em novembro, o público foi convidado a participar de oficinas de criação literária, para produzir contos e poemas, aprimorando seu talento e a sua relação com o texto literário.

Em 2009, em sua segunda edição, o Viagem promoveu 275 atividades em 55 cidades, nos meses de junho (módulo “Leituras Escolhidas”), agosto (“Contação de Histórias”), setembro (“Literatura Infanto-Juvenil”), outubro (“Literatura para Todos”) e novembro (“Oficina de Criação Literária”). Entre os autores participantes estiveram Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado e Menalton Braff.

Confira a programação completa no site: www.cultura.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura