Programa “Vem pra USP!” tem inscrições abertas até 8 de junho

Iniciativa busca estimular aluno da rede pública estadual a ingressar em curso de graduação da Universidade de São Paulo

seg, 14/05/2018 - 21h06 | Do Portal do Governo

Permanecem abertas até 8 de junho as inscrições para a Competição USP de Conhecimentos, desafio criado exclusivamente para alunos da rede pública estadual de São Paulo e parte do programa “Vem pra USP!”. A iniciativa tem o objetivo de estimular que os estudantes ingressem nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo.

Simultaneamente, o programa pretende incentivar cada jovem a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático das seleções para o Ensino Superior. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site do “Vem pra USP!” e preencher um formulário.

Objetivo

A proposta ganha importância porque, todos os anos, milhares de estudantes do Ensino Médio tentam uma vaga na instituição, por meio da Fuvest, o vestibular mais concorrido do Brasil. Esse foi o caso de Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes, ex-estudante da Escola Estadual Milton Rodrigues, na capital paulista. Sem recursos para o pagamento da inscrição, o aluno viu no “Vem pra USP!” a oportunidade de prestar o vestibular gratuitamente, se preparar para a prova e conhecer a instituição de ensino.

Além do jovem, que cursa Educação Física e Esporte na USP Leste, outros estudantes do Ensino Médio podem passar pela mesma experiência. Todos os participantes do desafio terão à disposição videoaulas de Matemática, com conteúdo ministrado especialmente pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo estão disponíveis no site do “Vem pra USP!”.

“Os materiais fornecidos pela USP complementaram o trabalho de orientação feito na minha escola e tenho certeza que foram essenciais para que eu ingressasse na universidade”, explica Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes.

Experiência

Os jovens com os melhores desempenhos receberão certificados e visitarão laboratórios de pesquisa da instituição. Segundo o estudante, estar presente na universidade foi um dos pontos altos da experiência. “Poder conhecer a rotina da faculdade me fez aumentar o desejo de realizar esse sonho de estudar na USP”, destaca.

Os candidatos no 3º ano do Ensino Médio ganharão isenção automática da taxa de inscrição. A primeira fase é realizada pela internet: em duas horas, os candidatos respondem 18 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais, Ciências e Matemática.

Na segunda etapa, a prova é feita presencialmente na unidade em que o aluno está matriculado. São 45 questões de múltipla escolha: 15 de Português, 15 de Matemática, 10 de Ciências e 5 de Atualidades. Vale destacar que as questões são adequadas ao currículo do ano em que o aluno está matriculado.