Programa Vá ao Cinema exibe filmes nacionais para estudantes

Este mês, o programa atende mais 20 cidades

seg, 22/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

Até o fim do mês, amantes do cinema podem assistir a filmes nacionais de graça. A Secretaria da Cultura, por meio do programa Vá ao Cinema, distribui ingressos gratuitos, principalmente para os alunos do ensino médio de escolas da rede pública. A iniciativa tem como objetivos resgatar os cinemas ameaçados de fechamento, formar público e promover o acesso da população do interior a produções nacionais lançadas simultaneamente nas grandes cidades brasileiras.

De março a maio, o Vá ao Cinema atendeu 71 municípios e distribuiu 705 mil ingressos.

Neste mês, o programa deve distribuir mais de 200 mil ingressos para 20 cidades: Andradina, Barueri, Bocaina, Campinas, Capivari, Casa Branca, Guarulhos, Guairá, Itápolis, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Lençóis Paulista, Mogi Mirim, Osvaldo Cruz, Orlândia, Pirajuí, São Vicente, Suzano e Taquaritinga.

A distribuição dos vale-ingressos é realizada por monitores, que visitam as escolas e informam aos alunos sobre o funcionamento do programa e o conteúdo dos filmes em exibição.

Os exibidores devem programar o filme no mínimo em duas sessões diárias (tarde e noite). “O programa pretende estimular o hábito de ir ao cinema como forma de lazer e entretenimento. Além disso, os jovens frequentarão as mesmas sessões do público pagante, e não em sessões fechadas de cunho pedagógico”, afirma o secretário de da Cultura, João Sayad.

Cada cidade pode escolher os filmes nacionais em cartaz que serão exibidos nos cinemas envolvidos no programa. Em 2008, o Vá ao Cinema exibiu 40 filmes diferentes ao longo do ano.