Programa Vá ao Cinema distribui este mês 200 mil ingressos para estudantes do interior

Ingressos são gratuitos e válidos para sessões de cinemas nacionais

sex, 05/03/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 5, a Secretaria da Cultura dará início à distribuição de 200 mil ingressos do programa Vá ao Cinema. Os ingressos são gratuitos e válidos para sessões de filmes nacionais – eles são destinados preferencialmente aos alunos da rede pública de ensino, em 20 municípios do Estado.

Ao longo do ano, serão entregues 2,4 milhões de vales em aproximadamente 115 cidades. A ideia dessa iniciativa é resgatar os cinemas ameaçados de fechamento, formar público e promover o acesso da população do interior às produções nacionais lançadas, inicialmente, nas grandes cidades brasileiras.

Os monitores, que visitam as escolas e informam os alunos sobre o conteúdo dos filmes e funcionamento do programa, são os responsáveis pela distribuição dos vale-ingressos. Os exibidores devem promover, no mínino, duas sessões diárias – uma para a tarde e outra para a noite. “No ano passado tivemos recorde de público. Mais de 2 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa. A expectativa é aumentar ainda mais este número em 2010, pois é preciso que o povo conheça o que o próprio país produz”, explica o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria da Cultura, André Sturm.

Serão atendidas, entre os dias 5 de março e 1º de abril, as cidades de Andradina, Birigui, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ibiúna, Itapira, Matão, Mogi das Cruzes, Osvaldo Cruz, Pederneiras, Piraju, Presidente Venceslau, Registro, São João da Boa Vista, São Sebastião, Serra Negra, Tatuí, Tupã e Vargem Grande do Sul. Cada cidade tem a liberdade de escolher os filmes nacionais em cartaz nos cinemas e recebem 10 mil vale-ingressos.

Vá ao Cinema

O programa Vá ao Cinema, que distribui gratuitamente ingressos para filmes nacionais, é destinado principalmente aos alunos do ensino médio das escolas da rede pública. Foi lançado em 2007 como um programa de formação e fomento voltado para o cinema nacional. Realizado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em apenas dois anos de existência, atingiu números recordes: levou mais de 2,1 milhões de pessoas aos cinemas de 115 cidades paulistas em 2009. O programa também é uma forma de apoiar os pequenos cinemas do interior, que se ressentem da falta de público e ampliar o número de salas de exibição para os filmes brasileiros.  Em 2007 o Vá ao Cinema esteve em 30 municípios, atingindo 165 mil pessoas. Em 2008, chegou a 117 municípios, incluindo a capital, com a distribuição de 1,9 milhão de vale-ingressos.

Da Secretaria da Cultura