Programa Vá ao Cinema chega a mais 20 cidades este mês

Programa distribuiu mais 200 mil ingressos para filmes nacionais

dom, 09/05/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Vá ao Cinema, programa da Secretaria da Cultura que realiza a distribuição gratuita de ingressos para filmes nacionais, chega, em maio, a 20 novas cidades do interior e litoral paulista. Ao longo do mês, serão distribuídos 200 mil vale- ingressos, principalmente para alunos da rede pública de ensino.

As cidades atendidas são Amparo, Altinópolis, Atibaia, Bariri, Itupeva, Batatais, Bebedouro, Itapetininga, Junqueirópolis, Jaguariúna, Monte Alto, Pompéia, Porto Ferreira, Presidente Epitácio, São José do Rio Pardo, São Roque, Sertãozinho, Socorro, Sumaré e Ubatuba.

Em cada cidade, monitores do Vá ao Cinema visitam as escolas para distribuir os vales. Eles indicam os filmes nacionais em cartaz nos cinemas locais e informam aos alunos sobre o conteúdo dos filmes e funcionamento do programa. Cada cidade recebe dez mil ingressos. Para que os cinemas possam participar, a secretaria exige, no mínino, duas sessões diárias de filmes nacionais.

Em 2010, a expectativa é de que 2,4 milhões de vales sejam entregues em aproximadamente 115 cidades. O objetivo dessa iniciativa é resgatar os cinemas ameaçados de fechamento, formar público e promover o acesso da população do interior e litoral do Estado às produções nacionais lançadas, primeiramente, nas grandes cidades brasileiras.

O programa

O Vá ao Cinema visa à distribuição gratuita de ingressos para filmes nacionais, destinados, principalmente, a alunos do ensino médio de escolas da rede pública. Surgiu em 2007 como um programa de formação e fomento voltado para o cinema nacional. Realizado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em apenas dois anos de existência, atingiu números recordes: levou mais de 2,1 milhões de pessoas aos cinemas de 115 cidades paulistas somente em 2009. O programa também é uma forma de apoiar os pequenos cinemas do interior, que se ressentem da falta de público, e ampliar o número de salas de exibição para os filmes brasileiros. Em 2007, o Vá ao Cinema esteve em 30 municípios, atingindo 165 mil pessoas. Em 2008, chegou a 117 municípios, incluindo a capital, com a distribuição de 1,9 milhão de vale-ingressos.

Da Secretaria da Cultura