Programa Transforma capacita professores da rede estadual

Profissionais poderão participais de cursos presenciais e on-line

qua, 16/03/2016 - 15h17 | Do Portal do Governo

No ano do maior evento esportivo do Mundo, as Olimpíadas de 2016, as escolas da rede estadual de São Paulo embarcam na jogada por meio do Programa Transforma, com a capacitação de professores de educação física das cinco mil unidades de ensino.  A primeira fase do projeto começa nesta semana em São Paulo.

O Programa é uma parceria da Secretaria da Educação, do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016 e do Ministério da Educação.

Nesta quarta-feira (16), 182 diretores e professores de núcleos pedagógicos de Educação Física recebem, via videoconferência, orientações sobre as atividades e os objetivos da ação. Eles foram escolhidos para serem os multiplicadores nas 91 Diretorias de Ensino e escolas.

O Transforma, além da capacitação dos profissionais, tem como objetivo levar aos alunos modalidades de pouca tradição do público brasileiro, como rúgbi e badminton. Fora isso, disseminar o espírito olímpico e discutir temas que vão além das quadras: como inclusão, respeito, colaboração e sustentabilidade.

Por isso, a proposta é que professores de outras disciplinas façam parte da iniciativa e levem o projeto para o plano de aulas.

Para a secretária executiva do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, Milena Roggero, o Transforma é uma importante ferramenta pedagógica para os professores da rede estadual de São Paulo utilizarem em sala de aula. “É um instrumento que poderá ser utilizado, inclusive, depois do término das Olimpíadas”, ressaltou. 

Currículo de SP inclui os 26 esportes olímpicos
Na rede estadual, além dos tradicionais jogos coletivos (futebol, handball e vôlei), as escolas oferecem uma série de outras atividades. Entre elas, estão as aulas de baseball, frisbee, badminton, tchoukball e o próprio rúgbi. Na lista de orientações elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), há ainda dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop.

Do Portal do Governo do Estado