Programa social forma mais 113 jovens para ingressar no mercado de trabalho

Essa é a 10ª turma do programa, que desde 2004 capacitou 1.130 jovens entre 15 e 18 anos

qua, 14/07/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Mais um grupo de 113 estudantes do Programa de Educação para o Trabalho (PET) receberá os certificados de conclusão. A cerimônia acontecerá nesta quarta-feira, 14, no Ginásio do Parque Estadual Fontes do Ipiranga- Pefi. Desse grupo, 91 jovens recebem a bolsa do programa de transferência de renda Ação Jovem, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite, prestigiará o evento.

Essa é a 10ª turma do programa, que desde 2004 capacitou 1.130 jovens entre 15 e 18 anos. Diante das poucas possibilidades de preparação para o mercado de trabalho, que se torna a cada dia mais exigente e restrito, esses jovens tiveram oportunidade de desenvolver competências básicas necessárias para o ingresso na carreira profissional. Durante o curso, eles participaram de aulas em oito estações de trabalho: informática, saúde e qualidade de vida, marketing pessoal, comunicação, atitude empreendedora, transações comerciais, excelência em atendimento ao cliente e técnicas de venda.

Além de aprenderem conhecimentos fundamentais para o ambiente de trabalho, os jovens que se encontravam em situação de vulnerabilidade social foram inseridos no Programa Ação Jovem, que repassa R$ 80 ao mês – desde que os jovens tenham frequência escolar mínima de 75% e sejam aprovados no período.

A iniciativa é trabalhada nas proximidades do Centro de Esporte, que fica no início da Rodovia dos Imigrantes, local que apresenta baixa renda per capita, baixo grau de instrução e altos índices de criminalidade. A região possui ainda alta densidade populacional, com cerca de 750 mil habitantes e 88 favelas.

Na etapa final do curso, os alunos foram encaminhados para realizar uma vivência de dez dias nas dependências da Coca-Cola e empresas parceiras, associando a teoria aprendida com a prática exigida pelo mercado. Muitos dos jovens têm nesse momento o primeiro contato com uma experiência profissional.

Estágio na Coca-Cola Femsa

Entre os alunos que tiveram melhor desempenho no PET, cinco foram selecionados para o programa de estágio na Coca-Cola Femsa. O anúncio dos nomes será feito durante a cerimônia de formatura.

Sobre o PET

O Programa Educação para o Trabalho foi criado em 1996 pelo Senac e implantado no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do PEFI em 2005, graças a parceria entre a Seads, a Coca-Cola Femsa e o Senac. São cerca de 300 jovens atendidos por ano.

Nessa parceria, a Seads cede e é responsável pela manutenção do espaço para as aulas e cadastra os alunos no Programa Ação Jovem. A Coca-Cola Femsa é responsável pelo custeio e administração do programa. Já o Senac realiza a capacitação de todas as turmas e fornece o material didático.

As aulas da próxima turma inicarão em 3 de agosto. As inscrições para as 150 vagas disponíveis podem ser feitas entre 16 e 26 de julho no próprio local e, após o início das aulas, será feita a seleção de participação dos alunos no Programa Ação Jovem.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social