Programa Recomeço chega à Baixada Santista

Ação tem por objetivo ampliar o tratamento a dependentes químicos, especialmente de crack

sáb, 05/10/2013 - 16h17 | Do Portal do Governo

 

O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, 5, a implantação do Programa Recomeço na Baixada Santista e inaugurou, no município de Santos, o primeiro centro de acolhida da região.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O centro funcionará na Seção Núcleo de Atenção ao Toxicodependente (Senat), na Rua Silva Jardim, 254 – Macuco – Santos/SP. Nele, será feita a primeira triagem dos dependentes químicos que buscarem, voluntariamente, o atendimento social para sua recuperação, financiadas pelo Cartão Recomeço. O atendimento terá início na segunda-feira, 7.

LEIA TAMBÉM
Entenda o trabalho do programa Recomeço na recuperação de dependentes químicos e suas famílias

A ação, que visa ampliar as possibilidades de acolhida os usuários de substâncias psicoativas, especialmente o crack, é inédita no litoral. “Chegou à Baixada o Programa Recomeço. As primeiras 20 vagas em Peruibe, no Recanto Vida, e mais 40 em Intanhaém. Nós vamos ter 250 vagas para dependentes químicos aqui na região”, salientou Alckmin.

O projeto é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Social, da Saúde e da Justiça e Defesa da Cidadania. O trabalho teve inicio na capital a partir do convênio com a Associação Missão Belém, firmado em dezembro de 2012. A entidade é conceituada e reconhecida no atendimento humanizado e acompanhamento da população em situação de rua, usuária ou dependente de substâncias psicoativas.

“Uma bela oportunidade para as famílias, para a gente fazer com que os jovens que infelizmente foi pego por essa tragédia que é a droga, ele possa se recuperar e ter um novo plano de vida”, disse o governador.

Cerca de 50 agentes sociais capacitados, sendo uma grande parte formada por ex-dependentes recuperados pelo trabalho da Missão, percorrem as ruas onde se concentram os dependentes para convidá-los ao acolhimento social de forma voluntária.

Outras ações

Em Santos, o governador Geraldo Alckmin visitou a Sociedade Portuguesa de Beneficiência de Santos, onde recebeu o título de grande benemérito.

Do Portal do Governo do Estado