Programa Prevenir do Iamspe esclarece funcionários sobre questões de saúde

Objetivo é incentivar o servidor a buscar qualidade de vida e evitar doenças

dom, 18/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O controle da saúde também pode ser praticado no ambiente de trabalho. Essa é a filosofia que norteia o Programa Prevenir, do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe), que beneficiou 203 mil pessoas no ano passado no Estado. Desse total, 37 mil participaram de atividades físicas no interior. Criada em 1998, o objetivo dessa ação é incentivar o servidor, usuário do Iamspe, a buscar qualidade de vida e evitar doenças, baseado em três fatores: alimentação saudável, atividade física e prevenção e controle do tabagismo. As ações são feitas no próprio local de trabalho, por funcionário local treinado por 241 interlocutores (servidores capacitados previamente pelo Iamspe).

As informações sobre o Programa Prevenir foram apresentadas na terça-feira, 13, por Mirian Matsura Shirassu, diretora do Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe, durante o 1º Encontro de Ações de Valorização do Servidor do Estado de São Paulo, na sede do instituto, no Ibirapuera, capital. Segundo Mirian, o Prevenir tem cunho educativo, para a pessoa saber como mudar seus hábitos e estilo de vida a fim de controlar ou evitar eventuais doenças.

A diretora explica também que a equipe responsável pelo programa em cada local de trabalho (qualquer repartição do serviço público estadual, em secretarias, fundações, etc.) decide a melhor maneira de passar a ideia ou ensinar a prevenção baseada nas três premissas de qualidade de vida. Além da capacitação dos interlocutores, o Iamspe cede material de divulgação para a equipe local distribuir ao servidor participante.

Além da meta

O Iamspe também incentiva a realização de atividade em datas alusivas como Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).

Ainda não são todas as secretarias estaduais que participam, porque o Prevenir não é obrigatório. No entanto, algumas até se sobressaem. Em 2009, o programa estabeleceu meta de participação de 25% dos servidores em cada secretaria ou fundação. A surpresa ficou por conta da Administração Penitenciária, da Fazenda, Departamento de Estradas e Rodagens e Unesp, que tiveram 30% de adesão. Nas regionais (unidades públicas no interior do Estado) a meta era de 30% e a participação chegou a 37% dos funcionários.

No site do Iamspe (www.iamspe.sp.gov.br/), link Prevenir, há várias dicas para a pessoa praticar hábitos saudáveis, a exemplo de como reduzir o sal, controle de peso, alimentação saudável, evitar beber e fumar, diabetes, hipertensão. O Prevenir é gerenciado por uma comissão de intersecretarias formada por interlocutores e representantes de unidades regionais.

Servidor treinado e incentivado

O 1º Encontro sobre Ações de Valorização dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo reuniu mais de 300 pessoas ligadas ao Programa Prevenir do Iamspe, e convidados que trabalham com recursos humanos em secretarias. Fernando Padula Novaes, chefe de gabinete da Secretaria da Educação, falou sobre treinamento de funcionários recém-aprovados em concurso. Eliane Pereira da Conceição, psicóloga do Instituto Dante Pazzanese, apresentou palestra a respeito da qualidade de vida e Ivani Maria Bassotti, de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública, discorreu sobre gestão de pessoas. No final do evento, houve o sorteio de chaves do torneio de futebol das secretarias de Estado, com 12 participantes, a ser realizado amanhã, no Ginásio do Ibirapuera.

Fernando Padula contou que a Secretaria da Educação realizou recentemente treinamento teórico e prático para 1.523 secretários de escola aprovados em concurso no ano passado, em 91 locais do Estado Os secretários trabalham na documentação do aluno (matrícula, transferência, etc) e também na freqüência do professor.

Da Agência Imprensa Oficial