Programa Praia Acessível será expandido

Estado vai assinar convênio com dez prefeituras para chegar a praias de água doce

ter, 17/04/2012 - 13h16 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e as prefeituras de Arealva, Avaré, Fartura, Itapura, Panorama, Presidente Epitácio, Rifaina, Rosana, Santa Fé do Sul e Teodoro Sampaio, assinam convênios para a ampliação do Praia Acessível. O programa que visa à inclusão de pessoas com deficiência em atividades de lazer, vai disponibilizar cadeiras anfíbias em cidades longe do litoral.

É a segunda vez que a pasta leva o programa para a água doce. A primeira foi em 15 de janeiro deste ano, quando foram enviadas dez cadeiras anfíbias para a Estância Turística de Ilha Solteira.

O Praia Acessível foi lançado no verão de 2010 e tem o objetivo de garantir o acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas. As cadeiras anfíbias utilizadas são feitas com um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, em uma profundidade que ele não corra nenhum risco no mar ou no rio. A cadeira tem braços removíveis que facilitam a transferência da pessoa.

Do Portal do Governo do Estado