Programa “Pé na Rua” estréia na TV Cultura

Guia cultural para crianças e jovens será apresentado a partir de segunda-feira (08/10)

sáb, 06/10/2007 - 15h48 | Do Portal do Governo

Entretenimento, cultura e informação para o público infanto-juvenil formam a receita do novo programa que a TV Cultura estréia na segunda-feira, dia 8 de outubro. Pé na Rua é uma espécie de guia diário que dará dicas de serviço aos jovens e exibirá reportagens comportamentais sobre a realidade e o cotidiano desse público.

O programa, criado para atingir a faixa etária de 10 a 17 anos, terá dois blocos de cinco minutos e será exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 12h30, com reapresentação às 19h20. Com apresentação de Gabriela França, a Gabi, ex-integrante do Patrulha Nick (canal infantil Nickelodeon) e João Victor, que viveu o personagem Ivo no programa “Ra-Tim-Bum” (TV Cultura), a atração não terá estúdio. O conteúdo será todo gravado em campo ou trabalhado por meio de recursos gráficos.

Os jovens telespectadores contarão com os quadros “Clássicos”, que dará dicas de filmes, CDs e livros; “Repórter Porque Quiz!”, que abre espaço para diversos jovens viverem um dia de repórter – neste, eles terão 30 segundos para se apresentar e depois gravar uma matéria pautada por eles mesmos; “Chutar o Balde”, uma enquete em que os adolescente dizem o que os fazem chutar o balde; “Qual É a Sua?”, que falam de hobbies e das tribos a que pertencem; “Já Viu”, quadro que mostra lugares e situações inusitadas e interessantes de São Paulo; e “Amigo É”, que traz exemplos de atitudes e gestos capazes de criar laços de amizade.

O grande diferencial da atração poderá ser visto nas matérias comportamentais, onde serão levantadas situações vividas cotidianamente pelos jovens e soluções apontadas não por adultos especialistas, mas sim pelos próprios adolescentes, que dizem como encontram suas saídas para as dificuldades características dessa idade.

No programa de estréia, o telespectador acompanha dentre outras, a agenda de cinema gratuito e de peças de teatro em cartaz, em São Paulo; o trabalho da Companhia de Dança Ivaldo Bertazzo, com a comunidade carente da capital paulista; uma matéria com dicas do que os jovens devem e não devem fazer nos dias de chuva; e o trabalho dos artistas plásticos Leonardo Delafuente e Anderson Augusto, que pintam as tampas de bueiros da cidade.

Pé na Rua conta inicialmente com uma equipe de oito pessoas, incluindo apresentadores, redatores e produtores.

João Victor D’alves, 26 anos, iniciou a carreira na TV aos seis anos, em comerciais publicitários. Fez o personagem Ivo do programa “Ra-Tim-Bum”, em 1989, na TV Cultura e atuou em “Feliz Ano Velho”, ao lado de Cláudio Marzo em 1989, na extinta TV Manchete. Ainda adolescente, se formou ator pela Escola de Teatro Ewerton de Castro. Desde então, atuou em diversos espetáculos como “O despertar da primavera”, de Frank Wedekeend; “A gata Borralheira”, de Tony Brandão, e, em 2007, a montagem de “Theckov e a Humanidade”, dirigida por Antônio Abujamra e Hugo Rodas.

Gabriela França, 17 anos, atua desde os três anos em catálogos de moda e comerciais publicitários. Tem no currículo, Lemier Jeans, C&A, Spezzato Teen, Sandália da Xuxa, Coca-Cola, Clean & Clean, Barbie, MSN Messenger, etc. Por cinco anos, esteve no canal por assinatura Nickelodeon, a frente do programa Patrulha Nick.

Da Assessoria de Imprensa da RTV Cultura

(L.M.)