Programa Patrimônio em Rede cataloga obras em órgãos estaduais

Cerca de mil obras, entre pinturas, esculturas e mobiliário, já foram relacionadas em inventário em todo o Estado

qua, 11/02/2015 - 8h10 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo possui centenas de órgãos distribuídos por seus 645 municípios. Em muitos deles existem obras de arte que estão sendo catalogadas por meio do programa Patrimônio em Rede. Pelo menos mil obras já entraram no inventário, entre pinturas, esculturas, mobiliário, painéis, portais, vitrais e objetos.

Os itens fazem parte da cultura e da história paulista, como pinturas de Luis Graner y Arrufi e Antonio Henrique Amaral, além de chapeleiras, escrivaninhas e cadeiras ricamente entalhadas, ventiladores, máquinas de escrever, calculadoras e balanças.

Coordenado pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios – órgão da Secretaria da Casa Civil, o programa inventaria obras distribuídas em secretarias, autarquias e fundações estaduais na capital, interior e litoral, exceto universidades e museus, possibilitando aos servidores e às comunidades conhecê-las, valorizá-las e preservá-las.

A Curadoria do Acervo oferece suporte para a preservação, documentação, pesquisa e difusão do patrimônio artístico-cultural. As secretarias de estado e unidades vinculadas participam das atividades disponibilizando servidores que auxiliam na identificação do patrimônio e atuando como um elo dentro da rede.

Atualmente, o programa tem parceria com o Centro de Memória e Patrimônio e o Centro de Referência em Educação Mario Covas da Secretaria de Estado da Educação, a fim de expandi-lo às mais de cinco mil escolas da rede estadual de ensino.

Do Portal do Governo do Estado