Programa Onda Limpa pretende despoluir praias paulistas até 2016

Programa é o maior do País direcionado ao saneamento no litoral

qui, 11/03/2010 - 12h40 | Do Portal do Governo

O Governo entregou novas estações de tratamento de esgoto no litoral. A ação faz parte do programa Onda limpa que pretende despoluir as praias paulistas até 2016. Segundo a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, até 2012 cerca de 95% das residências do Litoral Sul, inclusive da Baixada Santista, estarão ligadas à rede pública. “Essa é uma meta muito importante. No Litoral Norte, que compreende as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, vamos chegar entre 2015 e 2016 a um nível próximo a 100% de coleta e tratamento”, diz.

A secretária destaca que investimento em saneamento é tão importante quanto em outras áreas. “Da mesma forma que temos que cuidar da educação, da saúde e dos transportes, temos que cuidar do saneamento. Esgotamento sanitário significa menos mortalidade infantil, menos hospitalização provocada por doenças de veiculação hídrica – seja diarréia, doença de pele e olhos. Devemos, sobretudo, preservar nossos cursos da água. Água, rio e córrego poluído representam água indisponível e faz falta para o desenvolvimento e para o meio ambiente”, afirma.

Lançado em 2007, o programa Onda Limpa é o maior projeto do País para recuperação ambiental do litoral e beneficia mais de três milhões de pessoas, entre moradores e turistas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo