Programa Nascentes: vegetação nativa auxilia na qualidade dos recursos hídricos

Obras do Centro de Treinamento Paraolímpico também foram compensadas com plantio de mudas no Parque Estadual do Rio Turvo

qua, 07/09/2016 - 18h14 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual do Rio Turvo iniciou em 1º de setembro um novo plantio do Programa Nascentes. Serão restaurados 36,93 hectares, equivalentes ao plantio de 61.562 mudas.

O plantio é resultado do cumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) firmados com as empresas De Carlo Construções e Empreendimentos e Essencis Soluções Ambientais. O primeiro plantio, da De Carlo, restaurará 0,88 ha, compensando a implantação de um loteamento. E o segundo, da Essencis, compensando a implantação das fases 7 e 8 do aterro de codisposição, no CTVA-Caieiras, resultará na restauração ecológica de 36,05 ha.

Projeto Cajati I
O Projeto Cajati foi elaborado pela Iniciativa Verde, aprovado pela comissão do Programa Nascentes e disponibilizado na Prateleira de Projetos.

As obras do complexo paralímpico, construído em São Paulo, estão sendo compensadas em Cajati. Está sendo elaborado o plantio de 3,3 hectares do projeto Cajati I, e ainda restam 6.640 árvores-equivalente (AEQ) disponíveis para contratação. AEQ é a unidade na qual são mensuradas as obrigações de reposição florestal.

Programa Nascentes
O Programa Nascentes é a maior iniciativa já lançada pelo Governo do Estado de São Paulo para manter e recuperar as matas ciliares – vegetação localizada no entorno de nascentes e nas margens de rios, córregos, lagos e represas que protegem as margens dos corpos d’água, evitando o assoreamento e favorecendo a regularização da vazão dos rios e córregos, além de oferecer abrigo e alimentação para a fauna local.

A ação já soma mais de mil hectares restaurados e mais de um milhão de mudas plantadas. Uma de suas grandes conquistas é que agora as multas simples aplicadas pela Polícia Ambiental poderão ser convertidas em serviços ambientais dentro do escopo do programa. Para mais informações, clique aqui

Centro Paraolímpico e compensação ambiental
As obras do Centro de Treinamento Paraolímpico foram compensadas no Programa Nascentes, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, com o plantio 3,3 hectares, o equivalente a 5.501 mudas, em áreas do Parque Estadual do Rio Turvo.
Outra ação na área ambiental foi o plano de mitigação de carbono dos Jogos Olímpicos. São Paulo recebeu 10 jogos dos torneios masculino e feminino de futebol, que foram responsáveis pela emissão de 32,5 mil toneladas de CO2 equivalente, a unidade de medida para os gases de efeito estufa.

Com base nesta estimativa, foi desenvolvido um projeto de restauração florestal para o plantio de 140 hectares de Mata Atlântica no Parque Estadual Aguapeí. O investimento, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental, é de R$ 2,9 milhões.

Do Portal do Governo do Estado