Programa Nascentes inicia terceira frente em Joanópolis

Nova etapa será executada em três propriedades particulares, totalizando 10,01 hectares, na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

qua, 03/06/2015 - 16h47 | Do Portal do Governo

O Programa Nascentes avançou mais um pouco com o lançamento da terceira frente de trabalho, nesta quarta-feira, 3, na cidade de Joanópolis. A nova etapa será executada em três propriedades particulares, totalizando 10,01 hectares, na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), uma das regiões prioritárias do programa por apresentar grande demanda de água para abastecimento público.

“Estamos dando mais um passo no Programa Nascentes aqui em Joanópolis, no Sítio Santo Antônio, recompondo mata nativa para preservar e recuperar nascentes, córregos, rios e o meio ambiente”, disse o governador Geraldo Alckmin. A nova etapa terá parceria inédita com o consórcio Move São Paulo, responsável pela implantação da futura Linha 6-Laranja do Metrô.

Alckmin destacou que o proprietário do sítio concordou em aumentar a área para o plantio de mudas. A lei determina 50 metros de área de preservação em torno das nascentes. “Aqui o proprietário concordou em 120 metros da nascente, uma área que vai ser toda protegida”, afirmou.

O plantio será iniciado em área de 4,0 hectares, abrangendo 6.664 mudas que vieram do viveiro da ONG Copaíba, de Socorro, e do viveiro da Penitenciária II – Dr. Antonio de Souza Neto, de Sorocaba. Entre as espécies nativas de Mata Atlântica que serão plantadas estão: Aroreira-pimenteira, Sangra-d’água, Pau-cigarra, Tamboril, Ingá, Paineira-rosa, Copaíba, Canafistula, Jatobá, Tapiá, Cedro-rosa, Araucária, Açoita-cavalo, Eritrina, Embaúba e Figueira.

Compensação

Os recursos para a terceira frente são fruto de compensação ambiental pela implantação da futura Linha 6-Laranja do Metrô e bancados pela concessionária Move São Paulo, responsável pela construção, operação e manutenção da nova linha (Brasilândia – São Joaquim). A Move São Paulo é a primeira concessionária do setor metroferroviário a participar do Programa Nascentes.

Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. A primeira frente do programa teve início no dia 20 de março no município de Piracaia, na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacia PCJ). Já a segunda frente começou no dia 30 de abril em Jacareí, na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Do Portal do Governo do Estado