Programa Minha Terra entrega 2.184 títulos de propriedade em Itu

Esta é a maior entrega de regularização fundiária já realizada pelo Governo de São Paulo

dom, 14/12/2008 - 12h09 | Do Portal do Governo

A Fundação Itesp faz a maior entrega de regularização fundiária já realizada pelo Governo de São Paulo. De uma só vez, 2.184 títulos de propriedade serão expedidos a moradores do bairro Cidade Nova, no Município de Itu, beneficiando uma população estimada de 12 mil pessoas.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura e o governo paulista e tem previsão de beneficiar 3.001 moradores ainda sem a posse definitiva dos imóveis em que moram. Outros 813 títulos deverão ser entregues no ano que vem.

O convênio entre a Fundação Itesp e a Prefeitura de Itu para a implantação do Programa Minha Terra foi assinado em junho de 2006. O trabalho resultou no surgimento de um novo bairro, totalmente regularizado, com imóveis matriculados no cartório, seguidos de laudos, planta e memorial descritivo de 88 quadras, 3.001 lotes individuais, 6 áreas verdes e 9 áreas institucionais e de lazer.

O Câmara dos Vereadores aprovou em abril lei de regularização que autoriza o Município a alienar os lotes, por meio de doação, aos atuais ocupantes e prazo de dois anos para o registro no cartório de imóveis.

A área regularizada, com 1.037.286,72m², foi doada ao Município de Itu pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei 5.870/1987), envolvendo o bairro, na região industrial do Pirapitingui.

O programa

O Programa Minha Terra foi lançado em 2002 pela Fundação Itesp. Ele é voltado para pequenos posseiros da cidade ou do campo e tem como objetivo minimizar os conflitos pelo uso e posse da terra. Nos dois anos do Governo José Serra já foram entregues 3.946 títulos de propriedade e outros 2.775 estão em fase de conclusão.

Em 13 anos, o Programa Minha Terra expediu mais de 22 mil títulos de propriedade, em área aproximada de mais de 70 mil hectares em áreas rurais e urbanas do Estado.

O programa tem sido vital para identificar, cadastrar e regularizar imóveis urbanos e rurais, possibilitando a segurança jurídica do pequeno posseiro, que, com o título, passa a ser proprietário do local em que mora.

A entrega do título de propriedade garante ao morador a posse definitiva do imóvel, valorizando-o, além de possibilitar o acesso a financiamentos, tendo a propriedade como garantia. A regularização do imóvel também traz outros benefícios como a implementação de políticas públicas aos bairros regularizados.

Da Fundação Itesp