Programa ‘Meu Primeiro Trabalho’ completa seis anos

Há 1.400 vagas de estágio disponíveis para interessados em diversas áreas

ter, 25/04/2006 - 17h30 | Do Portal do Governo

Em 27 de abril do ano 2000, nascia o programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho, uma iniciativa da Secretariado Emprego e Relações do Trabalho, em minimizar o desemprego entre os jovens estudantes residentes no Estado de São Paulo.

            Seis anos depois, seus coordenadores concluem, “o projeto deu certo”, pois, durante esse período, 75 mil estudantes no mercado de trabalho foram contratados como estagiários em diversas empresas. Todos eles remunerados. Uma estatística vitoriosa, principalmente às vésperas desse 1º de maio.

            “O objetivo do Meu Primeiro Emprego é oferecer ao estudante oportunidade de inserção, por estágios remunerados, no mercado formal de trabalho e quebrar a principal causa do desemprego juvenil, a falta de experiência profissional”, avalia Antônio Sebastião Teixeira Mendonça, gerente geral do programa.

            Desde o seu começo, o Programa Jovem Cidadão já encaminhou mais de 300 mil jovens para processos seletivos realizados junto às empresas parceiras em diversos setores: alimentício, hospitalar, comunicação, entre outros. Atualmente, mais de 6.300 jovens estão em atividade e o programa conta com a oferta de mais de 1.400 vagas-estágio.

             Ainda de acordo com Mendonça, “os jovens passaram a ter mais  responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia”. Isso porque o programa fortalece a auto-estima do jovem por envolvê-los em situações que exigem iniciativas e decisões.

             O estágio tem duração de seis meses, prorrogáveis por igual período e é desenvolvido em jornada diária entre quatro e seis horas. O valor mínimo da bolsa-estágio varia de acordo com a carga horária entre: R$ 130 a 195. O Governo do Estado participa com R$ 65 desse valor, além do seguro de vida e de acidentes pessoais. A instituição parceira (no caso a iniciativa privada ou entidades sem fins lucrativos) se responsabiliza pelo pagamento do restante do valor da bolsa, além do vale-transporte. O estágio não cria vínculo empregatício e, portanto, é isento de encargos sociais.

            Está apto a participar do programa o estudante regularmente matriculado e com freqüência efetiva no ensino médio da rede pública estadual da região metropolitana de São Paulo, com idade entre 16 e 21 anos.

Como participar: A inscrição do interessado é feita na secretaria da escola a qual está matriculado ou, ainda, pelo: www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br, que disponibiliza também inscrição das empresas interessadas no fornecimento de vagas para estágio.

Manuela Sá