Programa “Meu prato saudável” traz dicas sobre educação alimentar

Manual fornece informações importantes, por meio de cardápios e receitas elaboradas por nutricionistas e cardiologistas

ter, 14/02/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

Elaborado pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração do HC-FMUSP, o programa alimentar “Meu prato saudável” é uma iniciativa na área médica preventiva de doenças decorrentes da obesidade, como complicações cardiovasculares, diabetes e câncer, que reduzem a expectativa de vida do brasileiro.

De fácil compreensão visual e com linguagem bastante acessível, o programa exemplifica por meio da imagem de um prato de comida as proporções e nutrientes adequados para cada refeição, utilizando alimentos bastante conhecidos, que fazem parte do dia-a-dia do brasileiro e que compõe a base de suas refeições.

Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o brasileiro consome muitas calorias, mas cujos alimentos têm um baixo índice de nutrientes. Alguns dados exemplificam o descompasso na alimentação: 60% dos brasileiros consomem uma quantidade de açúcar acima da recomendada pelo Ministério da Saúde, e 82% deles excedem o consumo diário de gorduras saturadas. A análise do IBGE também aponta que o consumo de alimentos como pizza, salgadinhos industrializados, biscoito recheado, doces e refrigerantes são os agentes causadores do excesso de gorduras saturadas e açúcar.

Além das dicas sobre saúde e regulação alimentar, o programa “Meu prato saudável” traz sugestões de cardápios restritos até 2.000 calorias por dia, bem como receitas práticas de pratos saborosos, como canelone de berinjela, peixe ao mediterrâneo, entre outros. As receitas atendem a outro problema na alimentação do brasileiro: a refeição fora de casa, que muitas vezes está saturada de gorduras impróprias e excesso de calorias.

O programa “Meu prato saudável” é gratuito e pode ser lido como uma revista ou um encarte, que é folheado ao toque do mouse do computador – basta acessar aqui.

Do Portal do Governo do Estado