Programa Melhor Caminho recupera estradas em mais de 90% das cidades do Estado

Mais de mil obras foram concluídas beneficiando 584 municípios. O programa é vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura

ter, 18/04/2006 - 17h15 | Do Portal do Governo

Nos últimos oito anos, mais de cinco mil quilômetros de estradas rurais (de terra) foram recuperados no Estado de São Paulo, pelo programa Melhor Caminho, executado pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura.

O programa já realizou mais de mil obras em 584 municípios, o que representa mais de 90% das cidades do Estado, possibilitando que as estradas fiquem transitáveis durante o ano todo.

Isso permite aos produtores rurais o transporte seguro de insumos e safras agrícolas a custos mais baixos, redução com gastos em conservação das estradas e aumento de vida útil, além de preservação de recursos naturais, em especial água e solo.

“A recuperação dessas estradas é de competência das prefeituras de cada município. O Estado realiza pela Codasp parcerias para agilizar esse trabalho”, explicou Nelson de Oliveira Matheus Júnior, engenheiro agrônomo da Codasp.

Segundo Matheus, essas estradas também chamadas de vicinais ou “de terra”, normalmente sofrem um grande desgaste devido às chuvas, erosões, tráfego constante de veículos pesados, entre outros. “Tudo isso compromete a utilização das vicinais, e o transporte em geral, assim como: dificulta o escoamento da safra, o acesso às escolas e hospitais”, exemplificou.

Dono de um pequeno lote de terra próximo ao município de Nova Aliança, região de São José do Rio Preto, o agricultor José Arruda Félix, 55 anos, acha que a iniciativa é realmente importante para os pequenos agricultores. “Temos boas colheitas, mas às vezes é difícil fazer o transporte para a venda. Com a recuperação das estradas fica mais fácil”, garante o agricultor.

Além do escoamento de produção, as vicinais são de grande importância, também, na entrada de insumos para as fazendas como sementes e herbicidas. “Sem contar com o aspecto social o deslocamento das pessoas para hospitais e escolas, fundamental à vida das comunidades”, lembrou o engenheiro Matheus, da Codasp.

De acordo com ele, o Estado de São Paulo tem aproximadamente 20 mil quilômetros de estradas rurais e todas podem ser recuperadas, “mas são as prefeituras que determinam as prioridades e repassam para o Estado”.

A Codasp atua diretamente nas estradas alterando suas características para controlar o escoamento das chuvas. Outra ação é o trabalho realizado para permitir maior infiltração da água no solo e adequação das estradas com o objetivo de ajustar a drenagem da estrada para evitar enxurradas.

Com o tempo elas ficam dentro de grandes barrancos que vão se aprofundando cada vez mais, pois a água não tem para onde ser desviada, assoreando rios, lagoas, várzeas, barragens e nascentes com sérios impactos no meio ambiente, e como conseqüência grandes danos à população, usuária desses recursos hídricos. São denominadas como “caminhos da erosão”.

E estudos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) apontam, 70% das erosões são originadas pela má conservação das estradas.

Outras ações

A Codasp oferece, ainda, cursos e seminários de orientação para a importância da conservação e recuperação das vicinais para funcionários das prefeituras, agricultores e para a comunidade em geral. Também treina e capacita equipes das prefeituras para operações de conservação de estradas de terra e implantação de programas que permitam esse serviço.

No final de 2002, esse trabalho de recuperação das estradas foi certificado pela ISO-9001 o que assegura um padrão a sua execução em qualquer localidade. “Com isso podemos garantir a melhoria contínua desse serviço à população em geral e aos produtores rurais em particular, com um padrão técnico confiável”, disse Mateus.

Rodovias paulistas pavimentadas

As 10 melhores rodovias pavimentadas do país encontram-se no Estado de São Paulo, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes no final de 2004.  Do total, 59,4% das rodovias paulistas foram classificadas como ótimas, destacando-se aí, a Rodovia dos Bandeirantes, Washington Luiz, Ayrton Senna e Carvalho Pinto.

A pesquisa avaliou as condições físicas das rodovias, considerando sinalização, qualidade do pavimento e características de geometria da via.

O Estado de São Paulo conta com um quinto de toda malha rodoviária pavimentada do país isso possibilita que cerca de 90% da população residente no Estado esteja a menos de cinco quilômetros de uma rodovia pavimentada.

Carlos Prado