Programa Médico de Família chega a mais dois bairros da Capital

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 27 - Governador também inaugura rede de água na Zona Norte, beneficiando 10 mil moradores

qua, 27/09/2000 - 9h01 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quarta-feira, dia 27 – Governador também inaugura rede de água em Perus, Zona Norte, beneficiando 10 mil moradores

O governador Mário Covas entrega nesta quarta-feira, dia 27, duas novas unidades do Qualis – Programa de Saúde da Família – na periferia da Capital. Desta vez serão beneficiados Jordanópolis, na Zona Sul e Vila Terezinha, na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, onde também será entregue uma Unidade Básica de Saúde.
Em Jordanópolis, a unidade do Qualis terá capacidade para atender 15 mil pessoas da região, mobilizando três equipes compostas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e auxiliares gerais. A gestão da unidade ficará a cargo da Universidade Santo Amaro (Unisa).
Ainda na periferia, Covas entregará a rede de distribuição de água do Jardim Paraíso, no bairro de Perus, Zona Norte. As obras foram executadas pela Sabesp e exigiram investimentos de R$ 900 mil. Com a implantação de 12,5 km de rede de água e 2 mil novas ligações domiciliares, foram beneficiados 10 mil moradores da região.

Autogestão dos Módulos

A unidade da Vila Terezinha vai funcionar em prédio próprio entregue em janeiro, com o Governo adotando um novo modelo de administração: a Autogestão dos Módulos. Pela primeira vez na Capital, uma unidade do Qualis será administrada por profissionais da Secretaria Estadual da Saúde – todos treinados pelo Programa de Saúde da Família, adotado em vários municípios do Interior. A intenção, com a experiência, é tornar o Qualis ainda mais barato, sem que o programa perca eficiência, uma de suas maiores características. A unidade da Vila Terezinha vai atender a cerca de 20 mil pessoas, com a atuação de um gerente e quatro equipes multiprofissionais. Cada equipe é formada por médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, totalizando 16 desses profissionais.
Lançado pelo Governo do Estado em 1996, o Qualis tem o objetivo de dotar as regiões mais carentes da Capital de assistência médica voltada à prevenção e não somente a cura de doenças. O Programa resgata o médico de família, com as equipes percorrendo o bairro e visitando as pessoas em suas casas.

Confira a agenda do governador nesta quarta-feira, dia 27.

10h00 – Jordanópolis, Zona Sul da Capital
Entrega da Unidade Jordanópolis do Qualis (Médico de Família)
Local: Rua Contos Amazônicos, nº 1

14h00 – Perus, Zona Norte da Capital
Entrega da Rede de Distribuição de Água do Jardim Paraíso
Local: Rua Pavão, esquina com Travessa Manacás – Jd dos Humildes

16h00 – Brasilândia, Zona Norte da Capital
Entrega da Unidade Vila Terezinha do Qualis (Médico de Família)
Local: Rua Domingos Francisco Medeiros, nº 1037.