Programa leva desenvolvimento integral para mais de 20 milhões de crianças

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo envolve uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças entre 0 a 3 anos de idade

ter, 14/06/2016 - 10h03 | Do Portal do Governo

Na última terça-feira (7), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, deu início ao I Curso de Atualização “Primeiríssima Infância: Formação Intersetorial e monitoramento das ações”, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. O objetivo é reunir profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social para debater os principais pontos do programa.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo envolve uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças entre 0 a 3 anos de idade e será implantando em todos os municípios paulistas por meio de parcerias com a sociedade civil. Atualmente está sendo desenvolvido em 101 cidades com ações integradas da Saúde, Assistência Social e Educação.

O programa estadual é focado no desenvolvimento infantil em aspectos emocionais e cognitivos; iniciativa inclui a criação do Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), que demonstra as condições de acesso a saúde e educação para menores de seis anos de idade.

Além disso, o “Primeiríssima Infância” atua em 4 eixos focalizando o desenvolvimento local com a formação profissional dos profissionais da saúde, envolvimento comunitário, avaliação e monitoramento, criação de comitês gestores municipais compostos por representantes da sociedade civil.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente vem garantir o desenvolvimento integral das crianças, especialmente nessa primeira faixa etária da vida, tão importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e intelectuais”, afirma Floriano.

As informações são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Do Portal do Governo do Estado