Programa leva ações de cidadania a reeducandas de penitenciária feminina

Parceria da Secretaria de Justiça e a Secretaria de Administração Penitenciária realiza 4.700 atendimentos em apenas uma visita

ter, 07/08/2012 - 14h46 | Do Portal do Governo

No último sábado, 4 de agosto, diversas ações de cidadania foram levadas para dentro da  Penitenciária Feminina do Butantã, onde 700 mulheres cumprem pena em regime semi-aberto. 

Esta foi a primeira vez que o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça, realizou a Jornada da Cidadania dentro do sistema penitenciário. A ação foi realizada em parceira com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Defensoria Pública de São Paulo. 

ASSISTA AO VÍDEO
Icesp eleva autoestima de pacientes com câncer

Durante todo o dia, as reeducandas tiveram acesso aos serviços oferecidos. Ao todo, foram realizados mais de 4.700 atendimentos e mais de 1.300 materiais foram distribuídos, como kits odontológicos e preservativos. 

Na área da saúde, as mulheres puderam realizar exames de mamografia e Papanicolau. No setor de documentação, as mulheres puderam solicitar a emissão da carteira de trabalho e segunda via da certidão de nascimento, para futura emissão do RG. Foram mais de 110 demandas. Os documentos são fundamentais para a recolocação dessas mulheres no mercado de trabalho. Na área da beleza, a massagem liderou a procura, ao lado da esmaltagem de unha e do o corte de cabelo. 

Defensores públicos das áreas criminal, cível e família atenderam as reeducandas, que buscaram esclarecer dúvidas sobre pensão alimentícia e, sobretudo, sobre o tempo de pena que ainda devem cumprir.

A coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça, também esteve presente. A busca por informações sobre atos que caracterizam a homofobia foi feita pelas detentas, assim como por funcionárias da penitenciária. 

Do Portal do Governo do Estado