Programa Ler e Escrever será implantado na rede estadual de ensino

Proposta é estender ao Estado, em 2008, experiência municipal que já apresenta reflexos positivos na sala de aula

dom, 22/04/2007 - 12h45 | Do Portal do Governo

Com base na experiência bem-sucedida alcançada pela rede municipal de ensino, a Secretaria Estadual da Educação anunciou que implantará, em 2008, o Programa Ler e Escrever na rede estadual. Criado por José Serra, quando prefeito da capital, o programa já apresenta reflexos positivos em sala de aula e está ajudando a diminuir o índice de crianças que terminam a primeira série do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever.

Na prefeitura, o programa foi idealizado tendo como referência algumas constatações. A primeira é a de que grande parte dos alunos não domina o sistema de escrita ao final do 1º ano do Ciclo I (1ª a 4ª séries), enquanto os do Ciclo II (5ª a 8ª) têm dificuldades em ler e escrever.

Experiência na capital

A proposta é garantir aos alunos o aprendizado da leitura e da escrita, não apenas como condição para adquirir os conhecimentos de todas as áreas, mas também, e principalmente, para que esse aluno tenha plena participação social, garantem seus idealizadores.

Para isso, o programa prevê três linhas. Uma atende aos alunos que estão ingressando na primeira série do ciclo fundamental, batizado de “Toda força ao 1º Ano”. Já o “Projeto Intensivo no Ciclo I – PIC” pretende recuperar o tempo perdido e auxiliar as crianças que chegaram à quarta série e ainda não estão alfabetizadas. A proposta do “Ler e Escrever em todas as áreas do Ciclo II” é a de que os professores de todas as áreas desse ciclo trabalhem com as práticas de leitura e escrita.

Para alcançar a primeira meta – que é a de criar condições adequadas de aprendizagem da leitura e escrita em todos os alunos ao final do 1º ano do Ciclo I – o projeto prevê junto a cada professor do 1º ano um auxiliar, estudante de Pedagogia, para ajudar o professor na alfabetização. Além disso, essa fase mantém ainda a formação continuada de coordenadores e professores, com capacitação nas próprias unidades educacionais.

Para cada um dos três projetos foram elaborados diferentes materiais – tanto para os alunos como para professores e coordenadores pedagógicos.

Rede estadual

A proposta é implantar, em 2008, o programa na 1ª série do Ciclo I da rede estadual. As bases do trabalho já estão sendo elaboradas, junto a 13 diretorias de ensino da capital. Duas ações já estão programadas: uma delas, com início previsto para o final do mês de abril, prevê reuniões com os coordenadores pedagógicos das escolas subordinadas a essas diretorias.

Eles receberão o Guia de Planejamento do Professor Alfabetizador, produzido pela prefeitura. A idéia é que analisem o material, indicando as adaptações necessárias para a rede estadual.

A segunda iniciativa prevê um trabalho com diretores de escolas, supervisores e assistentes técnico-pedagógicos. Segundo informou a assessoria do programa, serão realizados encontros mensais para discutir como será a aplicação prática do Ler e Escrever.

As escolas estaduais também contarão com a participação do aluno pesquisador que dará apoio ao professor na sala de aula. Para isso, o governo do Estado já está firmando convênios com instituições de ensino superior. Os convênios estendem-se aos cursos de Pedagogia, Letras e de pós-graduação nas áreas ligadas à didática de alfabetização.

Os organizadores acreditam que as universidades terão uma rica fonte de informações com a realidade vivenciada nas escolas públicas, o que servirá de reforço na formação de seus alunos. Além disso, a Secretaria da Educação estuda a proposta de oferecer a esses alunos uma pontuação de participação que poderia ser utilizada no processo classificatório em caso de concursos da rede estadual de ensino.

Joice Henrique

Leia também:

Programa quer garantir o aprendizado da leitura e da escrita na escola

Alunos da Escola Municipal Leão Machado descobrem o prazer da leitura

Especialista defende várias formas de “leitura” na escola pública

(R.A.)