Programa Jovem Cidadão já empregou mais de 3,4 mil alunos da rede pública

Iniciativa, que já conta com 2,2 mil empresas parceiras na Grande São Paulo, vai ser levada para o Interior a partir do próximo ano

seg, 25/09/2000 - 18h40 | Do Portal do Governo

Iniciativa, que já conta com 2,2 mil empresas parceiras na Grande São Paulo, vai ser levada para o Interior a partir do próximo ano

Lançado há cinco meses pelo governador Mário Covas, o Programa Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho é um grande sucesso. Mais de 3,4 mil alunos do ensino médio da rede estadual estão empregados, estagiando em cerca de 2.200 empresas parceiras do Governo do Estado. Mais sete mil jovens estão em processo de seleção para outras 3,5 mil vagas. “Já é um grande sucesso, mas ainda está aquém do seu potencial”, diz a coordenadora do programa, Maria Helena Berlinck Martins. Segundo ela, talvez por falta de comunicação ou ainda por uma certa desconfiança, “as empresas estão vindo pouco a pouco para essa parceria”. A meta do Governo do Estado para este ano é de oferecer 50 mil estágios.
A novidade é que o Programa vai chegar ao Interior e Baixada Santista a partir do próximo ano, em regiões de grande concentração urbana como Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Santos. “Tenho certeza de que o Interior vai responder de forma mais acolhedora ao Jovem Cidadão porque lá a informação flui mais fácil do que numa grande cidade como São Paulo”, afirma Maria Helena. “A questão social não é apenas responsabilidade do Governo mas de toda a sociedade. Precisamos dar oportunidade de inserir os jovens no mercado de trabalho” completa.
A coordenadora do Programa faz um apelo aos empresários para participarem dessa iniciativa e adianta que as empresas que ofereceram estágios estão muito satisfeitas com os resultados. “Muitos alunos já foram efetivados com apenas três meses de estágio”, informa. Ela diz que isso demonstra que a escola pública tem qualidade. “Os alunos chegam às empresas preparados, sabem se comunicar bem, são capazes de ler textos em Inglês e por isso agradam aos empresários”, comemora.
O estágio, com duração de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, não tem vínculo empregatício e é isento de encargos sociais para as empresas empregadoras. O aluno ganha registro na carteira de trabalho e recebe R$ 130,00 mensais, além de seguro de vida e vale transporte. O Governo do Estado é responsável por R$ 65,00 por bolsa, mensalmente, e com o seguro. A empresa paga o restante, podendo, inclusive, aumentar o valor da remuneração. O dinheiro é pago diretamente ao aluno, através de um conta aberta na Nossa Caixa Nosso Banco.
A jornada de trabalho é de quatro horas diárias, cinco dias por semana, entre as 6 e as 22 horas, podendo incluir sábados e domingos. A carga horária pode ser estendida para seis horas, desde que o valor da remuneração seja elevado proporcionalmente e não prejudique a freqüência escolar. Nesse caso, o pagamento adicional fica por conta da empresa.

Simão Molinari