Programa Jovem Cidadão coloca 20 estagiários na Ford Motor

As vagas terão a duração de seis meses, prorrogáveis para mais seis

seg, 09/02/2009 - 16h02 | Do Portal do Governo

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, apresentou na quinta-feira, 5, a primeira turma de estudantes contratados pelo programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, pela Ford Motor Company, na fábrica de São Bernardo do Campo.

A cerimônia contou com a presença de Marcos Oliveira, Presidente da Ford Mercosul; Rogelio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford na América do Sul; João Alecrim, gerente de assuntos governamentais da Ford; e Ana Maria Pereira, diretora de RH da Ford.

São 20 vagas de estágio que terão a duração de seis meses, prorrogáveis para mais seis, com carga horária de quatro a seis horas diárias, cinco dias por semana. Os jovens também terão aulas de informática e inglês. “Vocês são privilegiados, terão condições de evoluir profissionalmente e conhecer pessoas”, afirmou o Secretário Afif Domingos durante a cerimônia.

Para Maysa Vieira Caetano, 16 anos, “a procura do primeiro emprego é difícil e essa oportunidade está sendo muito interessante”.

“Estou bem empolgado porque é uma oportunidade de emprego que eu não teria sem esse programa”, disse Daniel Pelegrino de Souza, 17 anos, que também foi selecionado pela empresa.

O Programa

Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, que propõe parcerias com empresas da iniciativa privada ou entidades sem fins lucrativos e oferece a estudantes da rede pública de ensino a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado.

O objetivo é oferecer ao estudante a vivência das relações do mundo do trabalho de modo que ele possa, por meio do aprendizado, adquirir experiência e agregar novos valores à sua formação.

Os alunos da rede pública estadual, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, com freqüência efetiva e que tenham entre 16 e 21 anos de idade, podem se inscrever na secretaria da escola que freqüentam ou no site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br, que também pode ser utilizado pelas empresas para ofertar vagas. O critério de escolha é a proximidade entre o endereço do interessado e a localização da empresa contratante, além do ranking de inscrição.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho