Programa incentiva uso de madeira legal e certificada

Entidades assinam protocolo para difundir a adoção de insumo ecologicamente correto

ter, 17/03/2009 - 16h04 | Do Portal do Governo

O IPT participa nesta quarta-feira, 18, do lançamento do Programa Madeira é Legal, que também terá entre seus signatários o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, a ONG WWF-Brasil e entidades do setor de construção civil e indústrias que têm a madeira como matéria-prima.

O espírito do programa é difundir e incentivar no mercado o uso de madeira legal e, sempre que possível certificada. Madeira legal é aquela que cumpre todos os requisitos legais quanto à documentação e pode ter origem tanto em áreas de manejo florestal como de extração autorizada por órgãos ambientais. Já a madeira certificada é aquela que não só está de acordo com a lei, mas que adota práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico, promovendo o desenvolvimento das comunidades florestais.

Com o desenvolvimento do Programa, os departamentos de compras nas corporações dos setores público e privado passarão a exigir o Documento de Origem Florestal (DOF), bem como certificados e outros instrumentos que possam conferir credibilidade ao insumo. Por isso, o projeto envolve a capacitação dos profissionais de compras.

Na ocasião, também será lançada a segunda edição do manual Uso da madeira sustentável na construção civil, elaborado pelo IPT, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). Essa publicação promove a adoção de espécies alternativas nas especificações de projetos. Será lançada também a publicação Guia seja legal: boas práticas para manter a madeira ilegal fora de seus negócios, da ONG WWF-Brasil.

Serviço

Dia: Quarta-feira – 18 de março de 2009
Horário: 10h30
Local: Centro Cultural São Paulo, sala Jardel Filho, rua Vergueiro, 1100.

Do IPT