Programa Futuridade promove seminário sobre os desafios do envelhecimento populacional

Organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, evento marca os dois anos do Plano Estadual para a Pessoa Idosa - Futuridade

qua, 24/11/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

As múltiplas dimensões do envelhecimento e a valorização da pessoa idosa são os temas centrais do I Seminário Futuridade, que acontece na próxima quinta-feira, 25. Promovido pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, o evento reúne diversos especialistas da área que falarão sobre os desafios do crescimento da população com mais de 60 anos a uma plateia formada, principalmente, por profissionais da rede socioassistencial do estado. As palestras serão realizadas no teatro da Secretaria da Educação, que fica na Praça da República, 53, em São Paulo.

O objetivo principal do Seminário é dar visibilidade ao fenômeno do envelhecimento populacional e disseminar entre os profissionais que atuam no atendimento e proteção ao idoso o conceito de envelhecimento ativo, elaborado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e que serviu de base para o desenvolvimento do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade. A idéia é enxergar a pessoa com mais de 60 anos como um cidadão capaz de contribuir com a sua comunidade e oferecer a ele todas as condições para que continue envelhecendo com qualidade de vida. “Quando quebramos esse paradigma, podemos desenvolver melhor as políticas públicas e outras ações que atendam às reais necessidades da população idosa”, diz o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Tonin.

A coordenadora do Futuridade, Valdenira Maria Vieira, lembra que mitos e preconceitos, desenvolvidos ao longo da história, formaram concepções equivocadas sobre o tema. “O conceito do envelhecimento ativo é recente e precisa ser disseminado em toda a sociedade, principalmente entre aqueles responsáveis por formular e executar ações de atenção às pessoas com mais de 60 anos”. Valdenira aproveitará também o Seminário para apresentar as principais ações já realizadas dentro do Plano Estadual, com destaque para o “Índice Futuridade”, que mensura como cada cidade trata a questão do idoso; o “Quero Vida”, que fornece recursos para que os municípios implantem centros-dia de convivência para idosos semidependentes; e a “Vila Dignidade”, programa realizado pela CDHU em parceria com a Seads para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda.

Segundo dados da Fundação Seade, o número de idosos no estado de São Paulo chega a 4,3 milhões. Em 2020, serão 7,1 milhões. Os desafios que surgem diante desta projeção populacional também serão debatidos entre os especialistas da área e os participantes do Seminário. Entre as palestras, destaque para “O fortalecimento da rede de atenção à pessoa idosa”, ministrada por Marisa Aciolly, do curso de Gerontologia da USP; a “Rede de cuidadores para idosos fragilizados”, apresentada por Yeda Duarte, professora da Escola de Enfermagem da USP; e os “Fatores determinantes do envelhecimento ativo”, por Marília Louvison, coordenadora estadual da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa do SUS/SP. 

O Seminário marca os dois anos de criação do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, coordenado pela Seads e que articula e integra as secretarias e órgãos públicos estaduais, municipais e sociedade civil, tomando como metas o fortalecimento e a expansão de ações direcionadas à promoção dos direitos da população idosa.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social