Programa facilita acesso de alunos ao mercado

O objetivo é ampliar as chances de empregabilidade e facilitar o ingresso no mercado de trabalho

qui, 07/08/2008 - 8h58 | Do Portal do Governo

Alunos do ensino médio da rede estadual terão acesso a cursos de qualificação profissional. A Secretaria da Educação, em parceria com o Centro Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho, lançou ontem programa inédito de ensino técnico em escolas públicas – o Telecurso TEC. O objetivo é ampliar as chances de empregabilidade dos jovens e facilitar seu ingresso no mercado de trabalho.

Inicialmente são oferecidas 50 mil vagas na capital e Grande São Paulo, em 697 escolas localizadas em regiões com maior vulnerabilidade social e juvenil, identificadas com base em levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.

O programa combina recursos de educação presencial e a distância. É composto por três cursos modulares: Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado/Assessoria. Essas três áreas foram selecionadas de acordo com a demanda do mercado, com o objetivo de alcançar o maior número possível de jovens. São também os cursos mais procurados no Centro Paula Souza, referência no País em educação profissional.

Neste mês tem início o curso de Gestão de Pequenas Empresas. A jornada semanal é de seis horas presenciais, complementada por dez horas de atividades não-presenciais, como trabalhos, pesquisas e relatórios. No final de 18 meses, os jovens estarão aptos a receber o diploma de nível técnico nessa área.