Programa Estadual oferece mais de 700 vagas em cursos gratuitos

As inscrições são por ordem de chegada e esgotam-se com o preenchimento da turma

sáb, 14/02/2009 - 10h13 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas (Etecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) oferecem os cursos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. Os treinamentos são gratuitos nas áreas de vendas, limpeza, construção civil, informática básica, entre outros. As inscrições são por ordem de chegada e esgotam-se com o preenchimento da turma. São 171 vagas na capital e 551 em outras cidades. Os pré-requisitos são ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado. O nível de escolaridade varia de acordo com o curso.

Para inscrever-se, o candidato deve cadastrar-se em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). É preciso apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida o cidadão será encaminhado para realizar a matrícula na instituição de ensino. Nos municípios onde não há PAT o candidato deve ir diretamente ao local dos cursos. Confira as vagas por região e os endereços dos PATs no site da secretaria.

O objetivo do programa é qualificar o trabalhador para aumentar suas chances de ocupação, atendendo às demandas do mercado de trabalho de cada região. Os cursos têm matérias de habilidades específicas com aulas teóricas e práticas sobre a profissão escolhida e habilidades gerais, com reforço do ensino básico.

Informações: www.emprego.sp.gov.br

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho