Programa Estadual de Qualificação forma 188 trabalhadores do Porto de Santos

Com os cursos de pá carregadeira e logística, trabalhadores poderão exercer mais funções e ampliar oportunidades

ter, 28/12/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Qualificação, certificou 188 trabalhadores do Porto de Santos que concluíram os cursos gratuitos de logística e de pá carregadeira. A cerimônia foi realizada no Teatro Guarany, no centro de Santos.

Os cursos foram ministrados pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), contratado pela Secretaria do emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com a Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP-Santos). Os alunos receberam bolsa-auxílio mensal de R$ 210, lanche, auxílio-transporte e material didático.

Entre outras atribuições, os trabalhadores portuários são responsáveis por carregar e descarregar navios e organizar as cargas. Eles foram requalificados para desenvolverem melhor seu trabalho e aprenderem outras funções, atendendo à demanda do mercado de trabalho portuário.

Para o secretário Pedro Jehá, trabalhadores como os portuários são responsáveis pela grandeza do Estado de São Paulo pois fazem com que o Estado cresça. “Podemos crescer ainda mais quando acreditamos em pessoas como vocês. O Porto de Santos é um microcosmo do País e vocês vivem isso diariamente”, disse o secretário.

João Renato Nunes, trabalhador local, disse que o curso de logística o ajudou a compreender melhor o porto. “Passamos a entender muitos detalhes que víamos e não entendíamos. O curso também melhorou nosso convívio na sociedade, não só nosso trabalho”.

Os trabalhadores portuários beneficiados pelo PEQ têm entre 35 e 45 anos, em média, e cursaram – em sua maioria – o ensino médio. Eles atuam no Porto como autônomos e são cadastrados no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), que faz a intermediação entre os empresários e os trabalhadores.

Formado no curso de pá carregadeira, Cesar Egidio dos Santos Júnior, 38 disse que já exercia profissionalmente a função e agora teve a oportunidade de se qualificar. “Sem esse curso era difícil”, contou.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho