Programa Estadual de Fomento Florestal vai distribuir 26 milhões de mudas de árvores

nd

seg, 05/06/2000 - 18h11 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado nesta segunda-feira, dia 5, o Programa Estadual de Fomento Florestal a ser desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e o Fundo Florestar, que completa dez anos de existência. O programa prevê a distribuição de 26 milhões de mudas de árvore, neste ano.
Para o secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, o conceito de cadeia produtiva se aplica também às florestas. Como conseqüência do agronegócio florestal, haverá a geração de empregos e renda e fixação da população, condições preliminares para a eliminação da
miséria.
Na oportunidade, Meirelles considerou empossados os membros da Câmara Setorial de Produtos Florestais, que em breve se reunirá para a escolha do presidente e definição das atividades. O objetivo da parceria, que envolve órgãos públicos ligados ao setor agrícola/ambiental, empresas florestais, associações de reposição florestal e de produtores, é a conscientização do proprietário rural das vantagens econômicas da preservação ambiental, através do reflorestamento de áreas inadequadas à agricultura e pecuária.

Dos 24,7 milhões de hectares do território paulista, 4
milhões de hectares são objeto da ação do programa, que pretende transformar em florestas, áreas sem uso definido. As árvores, no seu desenvolvimento agem como seqüestradoras de carbono, elemento que pode ser estocado ( na preservação) e comercializado (como madeira), para compensar a emissão de gás carbônico (CO2). Segundo Eduardo Pires Castanho, diretor executivo do Fundo Florestar o conceito é ‘quem polui paga para quem limpa’. Há interesse, particularmente dos países europeus, na criação de florestas no Brasil, cujos proprietários das terras seriam compensados financeiramente, através de títulos comercializados em bolsa. Desta forma, empresas poluidoras no exterior pagariam sua quota de beneficiamento da atmosfera terrestre.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da
Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), executará o cadastramento e seleção das propriedades beneficiadas, após a definição de demandas regionais, a expedição de mudas e o acompanhamento das atividades de plantio, além da difusão de conhecimentos técnicos.