Programa Escreve Cartas ajuda a produzir currículos; saiba mais

Os escrevedores elaboram os currículos e fazem cópias para serem distribuídos nas empresas; iniciativa vem ocorrendo desde o início deste ano

ter, 23/02/2016 - 21h06 | Do Portal do Governo

Os voluntários do programa Escreve Cartas do Poupatempo estão auxiliando pessoas em busca de uma oportunidade profissional a elaborarem seus currículos. A iniciativa vem ocorrendo desde o início deste ano.   

E como funciona? Os escrevedores, que ficam à disposição para quem precisa redigir cartas ou preencher formulários, elaboram os currículos e fazem cópias para serem distribuídos nas empresas.

O programa, que está completando 15 anos, tradicionalmente atende a pessoas analfabetas ou com dificuldades de escrever nos postos Poupatempo Itaquera, Santo Amaro e São Bernardo do Campo. Em geral, são mães que pedem para escrever cartas para filhos presos ou migrantes que endereçam cartas para parentes distantes.

A inspiração para o projeto de voluntariado foi o filme ‘Central do Brasil’. No longa, a atriz (interpretrada pela atriz Fernanda Montenegro) trabalha em uma estação ferroviária escrevendo cartas para pessoas analfabetas.

“Desde janeiro, a maior procura é por pessoas que pedem para a gente elaborar o currículo profissional para que elas possam tentar voltar ao mercado de trabalho”, relata a voluntária Elza Gonçalves.

Até o ano passado, os pedidos para elaboração de currículo eram em média de cinco ou seis por dia na unidade de Santo Amaro. Agora, segundo ela, chegam a passar de 30 por dia. “Em janeiro, só na primeira semana foram 68 atendimentos e 40 eram pedidos de currículo”, afirmou a voluntária.

SERVIÇO
Programa Escreve Cartas
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h
Poupatempo Santo Amaro, Itaquera e São Bernardo do Campo
www.poupatempo.com.br

Do Portal do Governo do Estado