Programa Escola de Tempo Integral é ampliado em São Paulo

Mais 113 escolas estaduais começam a oferecer o serviço a partir desta segunda-feira

seg, 03/02/2014 - 15h16 | Do Portal do Governo

A partir deste ano, 113 escolas da rede estadual de ensino vão se tornar Escolas de Tempo Integral. Ao todo, já são 182 unidades educacionais que atuam com o novo modelo. O Estado passa a ter 55 mil alunos durante o dia todo nas escolas. A expansão foi anunciada nesta segunda-feira, 3, pelo governador Geraldo Alckmin.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Este é o sonho das melhores escolas do mundo: ter o aluno no ensino integral, e os professores também, trabalhando junto. A escola está linda, com lousa digital, laboratório, 120 laptops para três áreas, com aulas programadas, todo apoio pedagógico e tecnologia”, disse o governador durante aula inaugural realizada na Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, localizada na Freguesia do Ó, na capital paulista.

photonews 

Com currículo unificado, matriz flexível e diversificada e ambiente alinhado com a realidade do jovem, as unidades com o novo modelo oferecem disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e contam com professores de dedicação exclusiva. “A escola de tempo integral é muito boa, porque ela é gratuita, tem eletivas e clube juvenil. O aluno tem mais opinião para fazer as coisas de forma que não fique uma bagunça, é realmente muito bom”, disse o aluno Raul Molina Jerônimo de 16 anos.

De acordo com o secretario da Educação, Herman Voorwald, nos últimos anos a houve grande procura dos alunos por escolas de tempo integral. “Isto mostra o desejo da comunidade em ter esse modelo expandido no Estado de São Paulo. Iniciaremos no meio do ano uma nova expansão envolvendo o ciclo 1, do Ensino Fundamental”, disse o secretário.

Entre 2013 e 2014, o número de unidades com escola de tempo integral quase triplicou, passando de 69 para as atuais 182 (aumento de 2,6 vezes). A meta da Secretaria é chegar em 2015 com 300 escolas do Novo Modelo de Tempo Integral.

Em 2014 o Governo fechou parceria com o Sebrae e vai capacitar 150 professores do Ensino Médio, que atuam nestas escolas, para lecionar aulas eletivas de empreendedorismo. O propósito é que os professores despertem nos alunos o interesse pelo mundo dos negócios. Além do Sebrae, o Estado também conta com outros parceiros da iniciativa privada “que também ajudam as escolas, com equipamentos e materiais”, disse Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado