Programa Escola da Família ensina técnica artesanal em cerâmica a jovens de Apiaí

Destinado a jovens entre 15 a 25 anos, curso prático é promovido na EE Profª Júlia Ribeiro Bretas, em parceria com a Associação de Artesãos da cidade

ter, 27/07/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Levar para a população mais jovem os conhecimentos da tradicional técnica em cerâmica da região de Apiaí, ressaltando a importância cultural e econômica dessa atividade artesanal para muitas famílias locais. Essa é a proposta da oficina realizada na Escola Estadual Profª Júlia Ribeiro Bretas, dentro do Programa Escola da Família, em parceria com a Associação de Artesãos de Apiaí. A ação faz parte do projeto “Cerâmica de Apiaí – Moldando um Futuro Melhor”, executado pela Associação, com apoio do Instituto Camargo Correa e coordenação do Instituto Meio.

Iniciado neste mês, o curso conta com 18 participantes e as aulas acontecem aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas. Além da prática, os alunos aprendem sobre a história da cerâmica, assim como questões tradicionais e culturais da região, inserida do Alto Vale do Ribeira. Aluna do 1º ano do Ensino Médio na EE Júlia Ribeiro, Josinalva Maria Camargo de Lima, de 15 anos, é uma das participantes do curso, que resolveu fazer para ajudar a mãe que já trabalha com artesanato. “Quero aprender mais para poder ajudá-la. O artesanato ajuda a complementar o orçamento da família”, conta a estudante, dizendo que as peças produzidas são vendidas em feiras locais ou sob encomenda.  

No sábado, 24, foi realizada aula de técnica de modelagem em placa, e no domingo, 25, aula de acabamento e alisamento. Neste sábado, 31, está programada a aula sobre a técnica para queima das peças e no dia 7 de agosto acontecerá o encerramento do curso, com uma exposição das peças confeccionadas.

Da Secretaria da Educação