Programa Escola da Família e Projeto Ópera na Escola levam espetáculo a alunos da rede

Apresentações já foram realizadas em seis escolas estaduais e até o final de setembro passarão por mais quatro unidades na Capital e Interior

sex, 17/09/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

O Programa Escola da Família, da Secretaria de Estado da Educação, e o Projeto Ópera na Escola estão proporcionando a alunos da rede estadual de ensino a oportunidade de apreciar e conhecer um pouco sobre a música operística. Neste sábado, 18, as escolas estaduais Jardim Paulista, em Barueri, e General Humberto de Souza Melo, em Pirituba, na Capital vão receber o espetáculo itinerante A Criada Patroa, organizado e produzido pelo Projeto. As apresentações acontecem aos finais de semana, dentro do Programa Escola da Família, e são abertas à comunidade, com entrada franca. Durante o mês de setembro, outras seis escolas estaduais já assistiram à montagem.

O espetáculo é uma versão em português da famosa ópera italiana La Serva Patrona, inspirado no modelo mambembe de teatro: a produção leva os músicos e materiais numa van até as escolas, monta os cenários e a estrutura sonora para as apresentações. Depois do espetáculo, tudo é desmontado e refeito em outra escola. Idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, o Projeto Ópera na Escola tem como objetivo levar arte e cultura aos estudantes da rede pública e à comunidade de baixa renda, por meio do acesso à música erudita e ao gênero operístico. Além da apresentação gratuita, o público recebe informações sobre o gênero e sobre o processo de elaboração do espetáculo.

Sobre o Espetáculo

A Criada Patroa (La serva Patrona), de Giovanni Battista Pergolesi, é um espetáculo que conta as desventuras da criada Serpina, educada desde a infância por seu patrão Uberto. Quando adulta, Serpina se apaixona pelo patrão e cria uma série de “armadilhas”, com a ajuda de seu amigo, também criado, Vespone, para conseguir casar-se com Uberto. Com muito humor, A Criada Patroa conduz o espectador através de tramas engenhosas, misturando a linguagem da comédia popular italiana com arquétipos da cultura brasileira. A obra original é um marco na história da ópera, pois é considerada precursora do estilo cômico no gênero.

Próximas apresentações

18/09
11h00 – EE Jardim Paulista
Avenida Anibal Correia, 2362, Barueri

16h00 – EE General Humberto de Souza Melo
Av. Deputado Cantídio Sampaio, 6803, Parada de Taipas/ Pirituba, São Paulo

25/09
11h00 – EE Padre Donizetti Tavares de Lima
Rua Cel. Manoel de Souza Meirelles, 124, Tambaú

16h00 – EE Washington Luiz
Rua Luis Gama, 600 Centro, Porto Ferreira

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima comunidade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (que são os quatro eixos do programa).

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor. Só em novembro de 2009, participaram do Programa 2.670 escolas em todo o Estado, sendo 2.341 da rede estadual e 329 da rede municipal. No total, foram realizadas 237.522 atividades e registradas 5.122.169 participações da comunidade.

Da Secretaria da Educação