Programa encaminha mais de 2 mil jovens a estágios

Ao todo são mais de 4 mil atuando em 7.039 empresas cadastradas no banco de dados da SERT

ter, 26/02/2008 - 16h25 | Do Portal do Governo

Em menos de dois meses, o programa Jovem Cidadão, coordenado pela  Secretaria  do  Emprego e Relações do Trabalho, já encaminhou 2.070 estudantes  da  rede  pública estadual da Capital e Grande São Paulo para estágio em  mais de 700 empresas parceiras. São quase trinta e quatro  por dia, em média, desde o início do ano.

Segundo  o coordenador do programa, Diomedes Quadrini  Filho,  o  objetivo  para  2008  é  fazer  com  que as empresas parceiras absorvam o maior número possível de estagiários. “Além de proporcionarmos aos  jovens  uma  iniciação profissional em ótimas empresas, queremos que elas   empreguem  aqueles  que  se  destacarem.  Que  dêem oportunidade”, explica Quadrini.

O  critério  de  escolha  para  os estágios é a proximidade entre o endereço  do  interessado e a localização da empresa contratante, além do ranking  de inscrição. Atualmente há 7.039 empresas usam o banco de dados do  programa. 

O  contrato  vale por seis meses e pode ser prorrogado por igual  período.  A  remuneração  varia  de  R$  130,00  a R$ 300,00, mais benefícios  e seguro de acidentes pessoais. A carga horária é de quatro a seis horas diárias. O  programa atende a jovens na faixa dos 16 aos 21 anos, do 2º  e  3º ano do Ensino Médio.

Hoje há cerca de 30 mil inscritos e quatro mil  estagiando  por meio do programa. Interessados podem cadastrar-se no site   (http://www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br/).   As  empresas  podem ofertar vagas por esse mesmo canal de comunicação.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho