Programa Emprega São Paulo já colocou 100 mil pessoas no mercado de trabalho

Morador de Ferraz de Vasconcelos conseguiu vaga de moldador de plástico em uma fábrica de brinquedos de grande porte

seg, 05/10/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

“É uma maravilha. A empresa faz de tudo por você e, você, pela empresa. Estou animado e trabalhando na minha área”. O autor da declaração é Valmir Benedito Junior – ele foi o cidadão número 100 mil do sistema online e gratuito de intermediação de mão-de-obra Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo. A marca dos 100 mil colocados foi registrada na sexta-feira, 2. 

O secretário Guilherme Afif Domingos comemora. “É um marco histórico do Emprega São Paulo e esperamos continuar com esse desempenho excelente”. 

Júnior é solteiro, tem 27 anos e mora em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. Desempregado há dois meses, ele conseguiu uma vaga de moldador de plástico em uma fábrica de brinquedos de grande porte. Começou a trabalhar no dia 14 de setembro. O emprego é temporário, mas ele está otimista quanto à possibilidade de ser efetivado. “Quando coloquei o pé na fábrica, disseram que só depende de mim. É concorrido. Preciso me esforçar e mostrar minhas idéias”. Se for um dos escolhidos para ficar na empresa, o trabalhador pretende voltar para a sala de aula – já que interrompeu os estudos durante o 3º ano do Ensino Médio. 

Junior mora com os pais e um de seus quatro irmãos. Cadastrou-se no Emprega São Paulo por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ferraz de Vasconcelos e ressalta a importância dos benefícios que passou a receber: assistência médica, cesta básica, vale-transporte e refeição no local. 

20 mil oportunidades 

O Emprega São Paulo é destinado a empregadores que precisam contratar e a trabalhadores em busca de uma vaga. Para utilizar é só acessar www.empregasaopaulo.sp.gov.br e criar login e senha. Quem não tem acesso à internet pode procurar um dos 210 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). O sistema facilita a vida dos usuários, já que as convocações são feitas por email e mensagem SMS. Hoje o Emprega dispõe de cerca de 20 mil oportunidades em todas as regiões do Estado e em diversos setores, como indústria, serviços, construção civil, agropecuária, comércio e saúde. Desde que o Emprega entrou no ar, em agosto de 2008, mais de dois milhões de candidatos e 129 mil empregadores se cadastraram. 

Mutirões do Emprego 

A SERT lançou este ano dois Mutirões do Emprego. O primeiro teve início na Capital no dia 27 de junho no Poupatempo Sé – onde foram anunciadas 32 mil vagas no Estado (a maior parte na Grande São Paulo) e mais de 500 pessoas foram inscritas, orientadas por funcionários da SERT. Até agora foram feitos 108 mil encaminhamentos para essas vagas e 55 mil convocações para entrevistas. 

O segundo Mutirão começou em Ribeirão Preto no dia 15 de setembro no Poupatempo do Novo Shopping. O secretário Guilherme Afif noticiou a abertura de 5,7 mil vagas na região – número 16 vezes maior do que o habitual. Na ocasião 400 pessoas foram atendidas e até o momento foram realizados dois mil encaminhamentos para as vagas e 1,3 mil convocações.   

Veja no link abaixo as vagas do Emprega São Paulo disponíveis em cada município: http://www.emprego.sp.gov.br/downloads/vagas_estado051009.pdf 

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho